quarta-feira, 1 de junho de 2016

Every Child Can Code

Every Child Can Code é um projecto muito interessante que surgiu há sensivelmente um ano e que, embora esteja a demorar a ter o impulso que merece por parte do público e dos utilizadores, já lançou cá para fora algumas ideias bastante promissoras.

Originalmente este projecto tinha como objectivo ensinar aos estudantes a programação Basic. Para ajudar nesta tarefa lançou um site com conteúdos que visavam apoiar qualquer pessoa que se queira iniciar na programação.

Em primeiro lugar disponibilizou um conjunto de 10 lições. Cada uma delas ajuda-nos a entender um conjunto de 5 comandos do Spectrum, num total de 50. Estas lições são assim fundamentais para se começar a interiorizar as keywords do computador. E já agora, não devem também dispensar a leitura do manual do Spectrum ou do Timex Computer. Posteriormente será lançado um livro e um PDF (este gratuito), com as 10 lições, intitulado "Basic Coding for beginners".

Para quem já está dentro dos 50 comandos referidos, pode então avançar um nível e começar a desenhar e programar animações. Complementarmente será também ensinado a utilizar-se o utilitário "Arcade Game Designer" (também disponibilizado), e que permite desenvolver programas e jogos de uma forma bastante intuitiva. Vai ainda ser lançado o livro "Basic Coding for Animation and Games" que exemplifica o que aqui foi referido. Mas para quem não quiser despender dinheiro com a aquisição do livro, pode aceder gratuitamente aos tutorias aqui.

Estará então na altura de se avançar ainda mais um nível, e passamos então para o terceiro volume, "Basic Coding for the More Advanced Pupil". Tal como o nome indica, este livro destina-se aos utilizadores avançados e visa ensinar todos os restantes comandos que não tiveram lugar no volume 1 das 10 lições.

Mas a ferramenta mais útil é mesmo a disponibilização de um emulador que permite não só correr e gravar todos os programas do Spectrum, mas que incluí um trace debugger, que avisando dos erros que vamos cometendo, explica-nos a sua causa, permitindo ainda correr os programas linha a linha, ajudando a melhor entender a programação envolvida.


Finalmente, e para ajudar na divulgação deste projecto, foi criado um concurso no qual os estudantes podem mostrar os seus dotes de programação e lançar os seus próprios jogos.

Podem consultar aqui o site.

Sem comentários:

Enviar um comentário