quinta-feira, 29 de junho de 2017

Roboprobe/48


Nome: Roboprobe/48
Editora: NA
Autor: Stephen Nichol
Ano de lançamento: 2017
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

E em apenas vinte e quatro horas saem dois novos jogos para o Spectrum. Roboprobe/48 é o segundo deles e apesar de estar alguns furos abaixo de The Treasure of Zedin, ainda assim é um trabalho meritório.

A história é muito simples. Um espião infiltrou-se na estação espacial AZ-101-D1, sabotando os motores e colocando-a em rota de colisão com o Planeta Zircliv 48. Além disso reprogramou um batalhão de droides que defendiam a estação, para destruir todos aqueles que tentem impedir este plano destrutivo. E é aqui que nós entramos. Ao comando de um droide (dos bons), temos que encontrar as cinquenta e cinco peças que permitem reparar os motores da nave espacial.


Estamos então perante um jogo que mistura muita acção com labirinto. É que as peças encontram-se espalhadas pela nave e a nossa missão só acaba quando encontrarmos a última peça (ou antes, se formos destruídos). De cada vez que um droide nos toca, quando somos atingidos por balas disparadas por uma espécie de canhão, ou quando tocamos nos objectos pontiagudos da nave, o nosso droide é danificado. Quando atinge os 100% de estrago, é destruído e a nossa missão acaba ingloriamente.

Mas não se pense que são só obstáculos. É que o nosso droide vem equipado com um laser que destrói tudo o que cruza o seu caminho. Assim, dedo rápido no gatilho (aconselha-se a pressionar continuamente a tecla de fogo) é meio caminho andado para completarmos a missão.


Tal como em The Ship of Doom (recentemente analisado), Roboprobe/48 está muito bem implementado, mas tem um ponto fraco que lhe limita em muito a longevidade. O grau de dificuldade é muito pequeno e rapidamente terminam o jogo (nós acabamo-lo na primeira tentativa). Aliás, no ecrã acima poderão ver o nosso droide prestes a apanhar o último item. Obviamente não iremos dizer o que se segue para não estragar a surpresa...

Para quem quiser experimentar Roboprobe/48, pode descarrega-lo aqui gratuitamente. Vale a pena dar uma espreitadela.

Sem comentários:

Enviar um comentário