sábado, 9 de setembro de 2017

Abu Sinver Propagation


Nome: Abu Sinver Propagation
Editora: NA
Autor: Igor Errazking
Ano de lançamento: 2017
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Qualquer semelhança com Abu Simbel Profanation fica-se apenas pelo nome. Enquanto que esse é um puro jogo de plataformas, em Abu Sinver Propagation, embora com uma temática semelhante, estamos perante uma aventura isométrica criada com recurso ao 3D Game Maker, muito à semelhança de Deep Blue, jogo do mesmo autor e que foi aqui analisado há cerca de quatro semanas. E pode-se agora questionar a razão de ser lançado tão pouco tempo depois novo jogo com recursos a este motor, dadas todas as limitações que 3D Game Maker padece.


De facto, o que aqui se nota logo à primeira vista é a monotonia da acção (e que também já era notória em Deep Blue). Os cenários até estão bem construídos, mas são todos muito iguais, apenas a cor vai variando, embora sempre em tons monocromáticos (aquilo que o 3D Game Maker permite).

Os obstáculos também são muito iguais a tudo o que já foi feito com recurso a esse motor, apenas teremos que ir eliminando de vez em quando alguns inimigos que nos roubam vidas se nos tocam, ou saltar pelos blocos para atingir a sala seguinte, mas nada que nos motive a voltar a carregar Propagation. E dado que o grau de dificuldade é diminuto, não será de admirar que o terminem à primeira tentativa, tal como aconteceu connosco, e como poderão verificar na imagem abaixo.


De resto, todos os defeitos que havíamos apontado a Deep Blue (e fomos benevolentes na sua análise, pois também após o terminarmos, pouca vontade ficou de voltar a carregá-lo), são agora potenciados pelo facto de ser uma espécie de parte 2 desse jogo. A nosso ver seria preferível passar mais tempo a aprimorar os cenários e, em especial, os obstáculos e inimigos, para aumentar a diversidade e esbater um pouco a monotonia que é jogar Propagation.

Uma nota positiva para a melodia, que recria excelentemente o popular tema das Bangles, Walk like an Egyptian, muito apropriado à temática deste jogo.

Poderão aqui descarregar a versão 48 K, e aqui a versão 128 K (gratuitas).

Sem comentários:

Enviar um comentário