domingo, 12 de novembro de 2017

Vade Retro II


Nome: Vade Retro II
Editora: NA
Autor: J.B.G.V.
Ano de lançamento: 2017
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Vade Retro II - Los Secretos del Doctor Malfario é a sequela do jogo de 2012, que saiu por alturas dos 30 anos do Spectrum, e não uma outra aventura, muito boa por sinal, que saiu em 2015 pelas mãos da RetroWorks. Feito o esclarecimento, e que também não teria consequências gravosas, já que Vade Retro II é gratuito, estamos prontos a avançar para este curioso jogo.

Quem experimentou a primeira aventura, não irá agora estranhar a mecânica de Vade Retro II. Mas desde logo existem algumas novidades. Além da boa apresentação inicial, com menus que embora possam parecer confusos ao início, rapidamente os interiorizam, e que até anuncia possivelmente um novo jogo deste programador, aquilo que desde logo salta à vista é a possibilidade de controlarem simultaneamente dois personagens. E necessitam de conjugar esforços, se querem completar a missão.


Quando iniciam o jogo têm também a possibilidade de ver uma pequena introdução onde é apresentada a história de Vade Retro II. Muito sucinta, por sinal, já que apenas ficam a saber que um famoso jogador de futebol foi num passado distante raptado por alienígenas e que têm agora que o encontrar. Mas também não precisam de saber mais, pois parte do prazer que irão desfrutar será a explorar este mundo imaginário, repleto de referências a outros jogos do Spectrum, como irão rapidamente descobrir.

Terão também que ir encontrando chaves e outros objectos fundamentais para conseguirem juntar os dois personagens e ir avançando nesta deliciosa aventura. É que se por um lado, nada tem de novo em relação a muitas outras aventuras do género, existem aqui alguns "por-maiores" que vos vão fazer prender ao jogo.


Desde logo os cenários, que apesar de ter sprites muito pequenos, são extremamente coloridos e imaginativos. Ter a possibilidade de entrar em viaturas, barcos ou em combóios e rapidamente chegarem a outros pontos deste mundo, é apenas mais uma das atracções para quem por aqui se aventurar.

Depois, a jogabilidade é também muito boa. Aparte os desafios propostos que vos vão exigir algum pensamento lateral, se bem que sejam lógicos, os movimentos dos nossos personagens são bastante interessantes, assim como dos diversos inimigos que não se cansam de vos tentar atingir (alguns são bem chatinhos).

Ainda vamos apenas no início da exploração de Vade Retro II, mas desde logo ficámos cativados por este mundo, e suspeitamos que também o vão ficar se se atreverem a descarregar o jogo (e que poderão aqui fazer).

Sem comentários:

Enviar um comentário