sábado, 13 de janeiro de 2018

Gup


Nome: Gup
Editora: NA
Autor: Joe Burton
Ano de lançamento: 1985/2017
Género: Aventura
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Já estava na nossa "mesa" há um mês, mas ainda não tínhamos pegado em Gup, talvez porque não se tratasse de um novo jogo na verdadeira acepção da palavra. É que Gup foi criado em 1985 por um estudante de 14 anos, Joe Burton, tendo-se tornado mais tarde reconhecido como programador noutros formatos.

Assim, estamos aqui perante um jogo que se vê que foi feito por um amador (na altura). Embora Burton tenha enviado Gup para uma editora para tentar que fosse publicado, não passou no crivo de qualidade dessa, tendo o jogo ficado na prateleira até agora. E quando o jogamos, compreendemos perfeitamente essa decisão, embora estejam ali alguns toques indicativos de que se trata de alguém com potencial (como depois se confirmou).

Nesta aventura estranha temos que entregar vinte e três garrafas de uma bebida a seres de outro Mundo, qual deles o mais esquisito. Esquisito é também sermos perseguidos por estes, quando aparentemente até lhes estamos a fazer um favor. Mas adiante...


Para fazer com que eles nos deixem de perseguir, temos a possibilidade de colocar cinco tipos de armadilhas (em número limitado), desde cola, a choques eléctricos. Mas isso pouco mais faz do que atrasá-los, e por vezes até reaparecem em locais inconvenientes e que nos bloqueiam o caminho, não restando a nós outra alternativa do que perder um pouco de energia, atravessando à frente deles.

E o jogo resume-se a isso, brincar ao gato e ao rato com estes seres, de vez em quando fazendo a entrega da bebida nos pontos indicados, e deambular por este mundo estranho.

Os gráficos também não ajudam à festa, manifestamente desinteressantes, o que nem é de estranhar, dado ser o primeiro trabalho do autor. Assim, Gup tem interesse enquanto documento histórico, podendo ser descarregado aqui, cortesia da página russa Pixel Perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário