segunda-feira, 25 de junho de 2018

Blam!


Nome: Blam!
Editora: Control Software
Autor: Damian Scattergood
Ano de lançamento: 1991
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48/128 K
Número de jogadores: 1

De vez em quando vão aparecendo boas surpresas. É o caso deste Blam!, do qual aqui muito recentemente falámos, pois andava muito bem guardado no sótão de alguém. Felizmente que esta pessoa estava sensibilizada para a causa da preservação dos programas do Spectrum e conseguimos assim ter acesso a mais uma pérola.

Desconhece-se mesmo se este jogo chegou alguma vez a entrar no circuito comercial, já que a capa é bastante amadora. Talvez seja apenas uma cópia entregue a revistas para reviews e não tenha depois sido efectivamente lançado, pois em 1991 o Spectrum já estava no final da sua primeira vida e tinha deixado de ser rentável lançar jogos para esta plataforma. Mas o que nos parece é que este jogo teria qualidade suficiente para ser distribuído por alguma das poucas editoras que ainda estavam no mercado nesse ano. Talvez na categoria budget, pois Blam! está muito bem implementado, apenas se lamentando a sua reduzida extensão (apenas três níveis), diminuindo assim a sua longevidade.


No entanto Blam! tem tudo para agradar aos shooters. Muita cor, sprites de tamanho considerável, gráficos e cenários atractivos, velocidade q.b. a exigir reflexos rápidos mas sem se tornar demasiado difícil, não afastando assim aqueles que não têm dedo rápido no gatilho. Damian Scattergood, responsável por meia dúzia de jogos para o Spectrum que atingiram alguma notoriedade, conseguiu aqui fazer um bom trabalho.

O jogo apenas não atinge bitola mais elevada devido à sua pouca profundidade e extensão. Não é de admirar, pois quando Blam! foi criado, os jogos para o Spectrum tinham deixado de ser comercialmente rentáveis e os programadores não tinham capacidade de investir grandes recursos, como acontecia dois/três anos antes, altura em que saíram alguns dos melhores shoot'em'ups, com R-Type à cabeça. Assim, não vão aqui ter os add-ons que se encontravam habitualmente neste tipo de jogos, nem sequer diferentes tipos de armas. Também não têm possibilidade de adquirir mais vidas durante o jogo, tendo apenas as três iniciais para cumprir a tarefa a que se propõem.

A jogabilidade é um dos pontos fortes deste jogo. Apenas conseguem disparar cinco tiros de laser cada vez, pelo que é exigida alguma contenção nos disparos, temporizando os mesmos, mesmo sendo as munições ilimitadas. Mas como os tiros de deslocam com alguma lentidão, e após memorizarem os padrões das vagas inimigas, conseguem desde logo programar os disparos para os pontos onde os inimigos vão aparecer. Mais chato e menos previsível é a nave cruzeiro que aparece no final de cada nível, pois exige que se lhe acerte uma quantidade enorme de tiros, mas com mais ou menos dificuldade também se consegue despachar mais obstáculo. 

É assim uma pena que Blam! só agora tenha aparecido, pois decerto teria feito boa figura em 1991. Mas antes tarde do que nunca, e sendo disponibilizado gratuitamente, há que recuperar o tempo perdido e dar agora cabo da ameaça alienígena que tenta invadir o nosso planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário