sexta-feira, 29 de junho de 2018

Gem Slider


Nome: Gem Slider
Editora: NA
Autor: Noniewicz
Ano de lançamento: 2018
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48/128 K
Número de jogadores: 1

Do Leste chega mais um curioso puzzle que descobrimos na página do Speccy.pl. Como está tudo em polaco e não é uma língua que dominemos (muito pelo contrário), é-nos sempre complicado tentar traduzir informações simples como o nome do autor, a editora, características, etc.. Felizmente que o jogo encontra-se depois em inglês, facilitando a nossa tarefa, doutra forma nem conseguiríamos descobrir os objectivos.

Em Gem Slider é-nos apresentado um tabuleiro com peças de várias cores, sendo o objectivo ficar sem estas. Para isso teremos que as ir juntando cinco a cinco (ou mais), quer seja vertical, horizontal ou diagonalmente. Quando isso acontece, estas desaparecem do tabuleiro. No entanto, o problema é conseguir juntar as cinco, pois de cada vez que mexemos uma peça no tabuleiro (a peça pode ir para qualquer outro ponto desde que o caminho esteja desimpedido), se não completarmos um conjunto de cinco, são acrescentadas mais três peças num ponto aleatório do tabuleiro, muitas vezes estragando um conjunto que estejamos a fazer ou impedindo o caminho.


As três peças que são acrescentadas ao tabuleiro são visíveis previamente (junto à caixa "next"), permitindo-nos delinear a melhor estratégia. Mas não pensem que mesmo com esta ajuda é fácil, pois rapidamente começam a ficar com o tabuleiro cheio de peças inúteis e sem possibilidade de movimentarem as que necessitam.

O puzzle tem dois níveis. O primeiro, mais fácil, incluí as peças brancas que permite fazer sequência com as restantes. Quer isso dizer que poderemos ter quatro peças vermelhas, se lhe juntarmos uma branca, estas desaparecem do tabuleiro. Já o segundo nível não tem esta facilidade, aumentando, e muito, a dificuldade. Aqui, só um expert e com muita sorte conseguirá limpar o tabuleiro.


Como puzzle, Gem Slider está muito interessante. Apenas se lamenta que existam apenas dois níveis, limitando muito a longevidade deste jogo, pois assim que o terminamos, rapidamente passamos a outro jogo. No entanto está bem implementado, com gráficos engraçados, e com a possibilidade, até, de alterarmos a configuração das peças. O modo 128 K incluí música (AY), já no modo 48 K jogamos silenciosamente, o que para um jogo que requer concentração máxima não é uma lacuna.

Resumindo, Gem Slider é um jogo interessante, que vai agradar a todos os puzzlers, e que apenas não obtém uma classificação mais elevada por apenas incluir dois níveis de dificuldade, limitando a sua longevidade.

Quem pretender obter o jogo, poder descarregá-lo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário