terça-feira, 19 de junho de 2018

Neurobic Footy Cup


Nome: Neurobic Footy Cup
Editora: NA
Autor: Kweepa
Ano de lançamento: 2018
Género: Acção
Teclas: NA
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Estando a decorrer o Campeonato do Mundo de Futebol, era natural que aparecesse algum jogo dedicado a essa temática. Aliás, na primeira época dourada do Spectrum, cada competição destas era motivo para aparecerem logo meia dúzia de jogos, aproveitando a embalagem publicitária e fazer-se mais uns cobres, muitas vezes com propostas de inferior qualidade. Que nos lembremos, apenas a trilogia do Match Day conseguiu apresentar boas simulações de futebol, mesmo tendo apenas 7 jogadores em campo.

Esta proposta de Kweepa é muito diferente de todas as outras que já apareceram e tremendamente difícil de fazer a sua análise. Por um lado, o jogo não tem nada que se pareça com um simulador de futebol, pois estamos apenas perante um mero exercício de teste de reflexos. Isto porque a acção desenrola-se quase como se de uma aventura de texto se tratasse: é-nos apresentado uma descrição do desenrolar do jogo e apenas temos que ir carregando nas teclas indicadas, nos momentos certos (medidos ao segundo).


Temos assim, por exemplo, que fazer o corte ou driblar quando o computador nos indica que é o momento exacto, implicando ganhar a jogada se tivermos reflexos rápidos. Ou chutarmos à baliza, tendo que manter pressionado uma tecla durante "x" segundos, implicando termos que mentalmente ir contando o tempo. Estas são apenas algumas das acções que teremos que realizar no decurso de uma partida de futebol.

Ao final de algum tempo apanhamos o jeito à coisa e começamos a ganhar todos os jogos, ou pelo menos a não os perder, já que roubar a bola ao adversário não é assim tão difícil. E de jogo em jogo tentamos chegar à final e ganhá-la, pois como diz o nosso Zé (Mourinho), as finais são para se ganhar. Neste caso comandamos a selecção de Inglaterra, mas não deixa de ser com um sorriso na cara que conseguimos, logo no segundo jogo, despachar a selecção de França com uns claros seis a zero, relembrando momentos memoráveis da nossa selecção.


E Neurobic Footy Cup é apenas isso, fazendo lembrar Winter Neurobics Pentathalon (do mesmo autor) e que concorre à competição Crap Games Competition 2018. No entanto, talvez por estarmos com o Campeonato do Mundo a decorrer, passámos uns momentos engraçados com esta simples brincadeira.

Convidamo-vos assim a virem descarregar o jogo aqui e a tentarem levar os britânicos a campeões do Mundo, pois não nos parece que o consigam na competição a sério...

Sem comentários:

Enviar um comentário