quinta-feira, 14 de junho de 2018

Panzadrome


Nome: Panzadrome
Editora: Ariolasoft
Autor: The RamJam Corporation
Ano de lançamento: 1985
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Panzadrome é uma ilha habitada unicamente por robôs e tanques invasores, que são controlados remotamente a partir de um computador central. Este possui um ponto fraco, que são as aberturas para ventilação e através das quais o poderemos destruir. É que a nossa tarefa é livrar a ilha destes invasores e só o conseguiremos fazer quando destruirmos o computador, doutra forma poderemos passar o dia a destruir tanques inimigos que estes vão-se renovando à mesma velocidade.

Para executar a nossa tarefa, assumimos o controlo de um tanque, mas, que por razões orçamentais, apenas está equipado com o básico. Assim, a nossa primeira tarefa é encontrar as fábricas que permitem armar o nosso tanque com dois módulos fundamentais para executar a nossa missão. O primeiro deles coloca vedante nas crateras que se vão abrindo com os tiros que vão sendo disparados, e que de outra forma bloqueiam o nosso caminho. Aliás, essa é mesmo a primeira das dificuldades, pois como o nosso tanque não está inicialmente equipado com esse módulo, até o encontrarmos corremos o risco de ficar bloqueados, apenas restando desistir desse jogo.


De seguida tempo que encontrar o módulo dos morteiros, pois é a única forma de conseguirmos atingir o computador central, via respiradouros. A torre de tiro que vem inicialmente equipada no nosso tanque apenas dá conta dos tanques e torres de tiro inimigas. Podemos ainda obter minas que destroem os inimigos quando lhes passam por cima, mas este já é um módulo acessório e que não é fundamental para o cumprimento da nossa missão.

Finalmente, o nosso tanque está ainda equipado com um scanner, mas este acaba por ser pouco útil, uma vez que estamos mais preocupados em desviarmo-nos do fogo inimigo do que propriamente a perder segundos preciosos a visioná-lo. Aliás, ao fim de algumas tentativas já conhecem ao cenário de trás para a frente, já que Panzadrome apenas tem um nível, correspondendo a uma única ilha.


A ideia parecia prometedora, mas a implementação de Panzadrome deita tudo a perder. Em primeiro lugar uma horripilante escolha de teclas (o teclado não é redefinível), equiparada a alguns dos jogos da Ultimate, mas agravado pelo facto de além das teclas direccionais e de tiro, termos ainda mais três teclas para escolha do tipo de munição a usar (vedante, morteiro ou mina). Isso faz com que a jogabilidade seja das piores que já vimos, arruinando completamente aquilo que poderia ser um jogo interessante.

Depois, não existe scroll. Ou seja, quando chegam ao final de um ecrã, passam para o ecrã seguinte, ficando o nosso tanque muitas vezes imediatamente debaixo de fogo inimigo. Seria preferível ter um scroll suave que permitisse ir seleccionando o caminho a tomar.


A par de uma fraca jogabilidade, também os gráficos e o som não passam da mediania. Apenas em 2D, não ajudam a criar a ilusão de que estamos numa ilha (compare-se estes a Glider Rider, por exemplo).

Sendo assim, nada em Panzadrome contribuí para uma experiência divertida e positiva, antes provocando o tédio, dadas as inúmeras vezes que ficamos perdidos com a escolha de teclas, ou bloqueados em crateras, sem possibilidade de avançar, apetecendo apenas desligar o computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário