terça-feira, 24 de julho de 2018

NextBuild v1 - Beta

À medida que o projecto do Next aproxima-se da sua conclusão, continuam a surgir novidades a nível de software, não somente jogos, mas também utilitários e ferramentas de criação, como é o caso do Next DAW já referido aqui.

David Saphier, um conhecido membro da cena do ZX Spectrum, enriqueceu mais ainda as opções disponíveis para os futuros programadores do Next, com o NextBuild v1, uma compilação de ferramentas de diferentes autores, umas bem conhecidas, outras nem tanto, configuradas especificamente para facilitar a iniciação à programação do Next.

Este conjunto integra as seguintes ferramentas:
  • Boriel's ZX Basic - compilador, já por nós referenciado anteriormente, que combina a simplicidade do Basic com o poder do assembly, ideal para quem se queira iniciar nas artes da programação, sem perder a flexibilidade de quem aprecia a velocidade do assembly (não hesitamos em referir que o jogo Varina da Espectroteam foi programado com esta ferramenta).
  • LCD's BorIDE - editor especialmente desenhado para se trabalhar com ZX Basic, sem dúvida, uma excelente opção para quem não queira ter o trabalho de configurar os seus editores para o ZX Basic.
  • CSpect - um dos primeiros emuladores do Next e também dos mais usados pelos programadores.
  • Fuse - famoso emulador de ZX Spectrum, para o caso de também querermos usar as ferramentas para desenvolvimento exclusivo ao ZX Spectrum.
Além destas ferramentas, David também incluiu código-fonte de exemplos sobre como programar algumas funcionalidades do Next, que irão certamente dar um empurrão decisivo para quem queira programar o seu Next.

Maiores detalhes sobre o NextBuild v1 pode ser consultada na página oficial do Next no Facebook. O Planeta Sinclair agradece a David Saphier, pois certamente no futuro veremos jogos que terão tido origem nestas pequenas contribuições que fazem vibrar a cena!

Sem comentários:

Enviar um comentário