domingo, 9 de setembro de 2018

Diseñador de Aventuras AD finalmente recuperado!


Temos uma boa notícia para todos os fãs de jogos de aventura e potenciais criadores – foi recuperado o DAAD – Diseñador de Aventuras AD.

Este software de Tim Gilbert (da Gilsoft, que lançou o The Quill e o Professional Adventure Writer) foi desenvolvido especificamente para esta empresa espanhola, sendo o mais sofisticado de todos os que criou. Permite criar aventuras para vários computadores de 8 e 16 bits, tais como: C64, ZX Spectrum, Amstrad CPC, MSX, PCW, Atari ST, Amiga, IBM PC (DOS), mantendo um único projecto e permitindo a adaptação e exportação para diversos sistemas.

Depois da falência da Aventuras AD em 1992, este programa julgou-se perdido para sempre, até que em 2012 Andrés Samudio preservou os discos, ficando no entanto a faltar muito do sistema original e a versão em língua inglesa. Em 2018 Gilbert juntou-se a Stefan Vogt e juntos restauraram o sistema e recuperaram o suporte à língua inglesa, permitindo a criação de novos jogos com a ajuda de editores modernos. Trinta anos depois está finalmente disponível para todos os interessados, juntamente com o código-fonte e os projectos originais de várias aventuras produzidas pela Aventuras AD, recuperadas directamente dos discos originais.

Sigam este link para ter acesso aos ficheiros e desejamo-vos boa sorte para as vossas criações, Planeta Sinclair então fica à espera para ver os resultados da vossa criatividade!

Sem comentários:

Enviar um comentário