sábado, 15 de setembro de 2018

Max Pickles III: the Price of Power


Nome: Max Pickles Part III: the Price of Power
Editora: World XXI Soft
Autor: Ariel Ruiz
Ano de lançamento: 2018
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

E tal como prometido, a terceira parte da trilogia de Max Pickles foi lançada. Assim, após este simpático punk, agora transformado num yuppie de sucesso (e bilionário), ter descoberto o mapa da mina de diamantes (parte I), e ter recolhido à custa de muito suor o enorme tesouro (parte II), chegou a altura de gozar dos rendimentos e deixar definitivamente para trás a barulhenta ideologia. Para isso comprou uma enorme mansão, como tinha sido dado a entender no final da segunda parte.

Max não deixou por menos. Além de emborcar caviar e champanhe a rodos e ter passado por algumas cirurgias estéticas, juntamente com o seu passado de excessos, tudo isto começou a fazer os seus efeitos, tendo perdido agilidade mental e física. Um dia então ele perdeu as chaves da sua mansão, tendo deixado todas as armadilhas e medidas de segurança activadas. A única solução é quebrar a segurança das armadilhas que ele mesmo colocou. Para isso tem que atravessar uma caverna subterrânea, chegar ao porão e tentar aceder à mansão para desactivar o alarme instalado no centro de controlo.


Tal como nas duas anteriores aventuras, a estrutura desta última parte é muito semelhante. Continua a ter doze níveis, mas apresenta agora algumas novidades. Assim, há que ter muito cuidado com os terrenos que pisamos, pois nem todos são tão seguros quanto parecem.

Alguns inimigos terão também que ser eliminados. Nas anteriores aventuras a nossa única hipótese era evitá-los, nem que fosse saltando por cima deles. Aqui existem inimigos que necessariamente terão que ser atingidos com os objectos que se encontram ao nosso dispor na mansão, nomeadamente facas.

Alguns inimigos são imediatamente fatais ao contacto, outros fazem-nos perder "apenas" um pouco de energia. Sendo que esta vai diminuindo com o tempo, o nosso principal desafio é mesmo conseguir chegar ao final de cada nível sem que a energia tenha desaparecido totalmente.


Quem experimentou as duas primeiras aventuras sabe exactamente o que aqui vai encontrar. Mais doze níveis ao bom estilo de Jet Set Willy, com a curiosidade do jogo ser construído em Basic, ajudando a explicar algumas das suas insuficiências, nomeadamente a resposta dos comandos.

A trilogia vai também concorrer à competição ZX-DEV-MIA-Remakes, sendo um valoroso concorrente. Aliás, a lista a esta competição continua a aumentar, havendo já cerca de uma dezena de concorrentes e perspectivando-se em breve mais alguns. Quem sabe não venha a ter um concorrente português, à semelhança da anterior competição.

Toda a saga de Max Pickles é gratuita, podendo aqui ser obtido o terceiro episódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário