quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Pushbot


Nome: Pushbot
Editora: NA
Autor: Dave Hughes
Género: Puzzle
Ano de lançamento: 2018
Teclas: Não redefinível
Joystick:  NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Pushbot já foi lançado no início do ano, como demos conta na altura. No entanto, agora que se está a aproximar a época Natalícia, que Dave Hughes está com o gás todo a preparar a nova revista Woot! e mais algumas novidades, e que no devido tempo iremos dar conta, surgiu a oportunidade de voltarmos a Pushbot e finalmente fazer a sua análise detalhada.

Assim, estamos perante aqui mais um mini-jogo, que de mini tem pouco. São vinte e sete níveis inspirados no popular Sokoban, que tantos jogos tem trazido ultimamente, a sua maioria com grande qualidade, como foram os casos de SokoBAArn, e numa variante um pouco diferente, BoxeS, este último lançado o ano passado.


Em Pushbot não controlamos um assalariado, muito menos uma ovelha, mas sim um pequeno robô que tem que colocar as caixas nos locais previamente indicados. Para que o consiga fazer, terá que fazer muitas manobras, sempre tendo o cuidado de não as deixar em "pontos cegos", onde não possam ser posteriormente movimentadas, ou encostadas a uma outra caixa, impedindo ambas de serem movimentadas. Assim, as nossas células cinzentas vão ter bastante uso, até porque se os primeiros níveis são relativamente fáceis de serem ultrapassados, os mais avançados já constituem um desafio bastante estimulante.

Uma funcionalidade que gostámos particularmente em Pushbot é a possibilidade de fazer skip aos níveis. Isto é, se estivermos encravados, poderemos simplesmente abandonar esse nível, passando para o seguinte. Como não existem vidas para negociar, poderemos recomeçar as vezes que entendermos até ter a solução descoberta.


Os gráficos e o som, sem grandes primores, são funcionais, e servem muito bem para o efeito. Mais do que a vertente gráfica, o que aqui realmente interessa são os desafios propostos, e nesse aspecto Pushbot leva nota máxima, sendo o indicado para todos aqueles que se pretendem iniciar no Sokoban, com níveis para os iniciados, mas também para os mais avançados.

De referir ainda que os ecrãs apresentados não fazem verdadeiramente justiça ao jogo. Este utiliza o sistema multicolor através do mecanismo BiFrost, sendo que o emulador de onde foram retirados os screenshots não reflectem a resolução mais elevada.

Pushbot é gratuito e pode aqui ser obtido.

Sem comentários:

Enviar um comentário