domingo, 21 de outubro de 2018

ZX Spectrum no Eurogamer Portugal Fest / Iberanime 2018

No passado fim de semana, um dos nossos colaboradores participou no Eurogamer Portugal Fest, apresentando um projeto com um ponto de ligação interessante ao mundo do ZX Spectrum, no espaço dos "indie developers", e que suscitou algumas observações interessantes que merecem ser apontadas no Planeta Sinclair! Deixamos aqui o relato do nosso colega Filipe Veiga, em primeira mão:

"Para quem não sabe, além de membro do Planeta Sinclair / Espectroteam, estou também a colaborar num projecto da Headless Studio, (estúdio independente de desenvolvimento de jogos), participando no "port" de um jogo de PC da Headless, o Luckyshot West, para algumas plataformas retro, entre elas, a do nosso estimado ZX Spectrum. Este "demake" trata-se de uma longa história que será devidamente contada em outra ocasião. Mas por hoje, irei apenas focar na experiência de participação num evento que achei deveras interessante, o Eurogamer Portugal Fest, organizado conjuntamente com o Iberanime, em Matosinhos, e que proporcionou uma mistura interessante entre o universo do jogos e a cultura pop japonesa, com "gamers" e "cosplayers" a conviver no mesmo espaço.

Cosplayers que visitaram o nosso stand!

O evento
Decidimos aceitar o repto da organização da Eurogamer Portugal e apresentar o Luckyshot no espaço dedicado aos "indie game devs". Para mostrar um diferencial e, também, o nosso empenho em relação aos "ports", decidimos levar equipamentos originais para tornar a experiência mais fiel à original.

Tech demo para ZX Spectrum
do Luckyshot.
Avô, pai e filho!
O nosso "stand" consistia numa mesa com os equipamentos dispostos por ordem cronológica, digamos assim, por 3 gerações: um ZX Spectrum +2B representando os anos 80, um IBM PS/1 representando os anos 90, e um notebook moderno para correr o jogo original.

O nosso "stand"!
Parte da equipe pronta para o evento!
Surpresa positiva!
Devo dizer que a equipe da Headless ficou positivamente surpreendida pela atenção dada pelos visitantes do evento ao nosso "stand", superando as nossas expectativas, e a que não é alheio o facto de termos apresentado máquinas "vintage". Em certos momentos formava-se uma fila de curiosos tanto para ver as máquinas como para jogar, havendo até quem tivesse voltado para repetir a experiência!

A jogar Luckyshot West!
Espaço indie esteve bastante animado!
O chamariz!
De facto, o nosso ZX Spectrum foi a estrela que brilhou, acompanhado de uma elegante televisão Sony Triniton. Verificamos que tanto o ZX como a Triniton funcionaram como um magneto, seja em adultos, atraídos pela nostalgia, seja em crianças pelo fascínio ou mera curiosidade. As pessoas simplesmente desviavam-se do seu caminho para que fossem ver, nem que de relance, o que estava no nosso "stand". E funcionou maravilhosamente bem, porque os visitantes vinham pelo ZX Spectrum, mas acabavam fisgados pelo jogo de PC que, diga-se de passagem, é extremamente viciante!

Mesmo sendo uma demo, houve quem não resistisse experimentar!
E depois jogar o original "moderno" para completar a "viagem" no tempo!
Pais e Filhos
Algo que pudemos reparar e que achamos muito divertido: perdemos a conta do número de pais que arrastaram os seus filhos para mostrar e contar como eram os computadores da sua juventude, perante o olhar, às vezes atento, outras vezes enfadado, dos seu filhos!

Cores vivas
Notamos também que as crianças eram atraídas pelas cores muito vivas da nossa "tech demo" de ZX Spectrum, embora rapidamente perdessem o interesse para as Xbox que estavam do nosso lado!

Botões misteriosos
Outro facto muito curioso observado por nós, foi o fascínio nos mais jovens, dos botões do gravador acoplado do ZX Spectrum +2B! Estes também tentavam usar os botões como se fosse um cursor, o que proporcionou muitas gargalhadas!

Varina
Além da "tech demo" do Luckyshot (sobre a qual o Planeta Sinclair cobrirá em breve), o jogo Varina da Espectroteam também esteve presente, como um teste de ensaio para uma presença exclusiva e em grande no próximo Lisboa Games Week! Mas isso é outra história para outro momento! ;)

Pronto para jogar Varina!
O já "legendário" ecrã de carregamento do Varina!

Sem comentários:

Enviar um comentário