domingo, 3 de fevereiro de 2019

Joe Blob lançado 30 anos depois


É com todo o orgulho que anunciamos mais uma notícia bombástica em Planeta Sinclair. Assim, na sequência da preservação de Stop Ni-Gel, Ronan McEvoy entrou em contacto connosco. Há trinta anos atrás, programou em Basic um pequeno jogo que mistura estratégia com labirintos, trazendo à memória Escape ou Rogue, com as devidas ressalvas, claro.

Enviou-nos entretanto o jogo e gostámos bastante daquilo que vimos. Este, depois de um menu inicial onde temos a possibilidade de redefinir as teclas, escolher joystick ou o modo de jogo (já lá vamos), avançamos para o nível 4 (a ideia é chegar ao 1). É então gerado um labirinto com três peças de um tele-transportador que têm que ser apanhadas, antes de atingirmos a porte de saída. E isso sem ser apanhado pelos monstros que rondam os corredores.


Atingida a porta de saída (todas as peças terão que ser apanhadas, senão é "game over"), e ainda antes de passarmos para o nível seguinte, teremos que acertar num código com as letras do alfabeto. São-nos dadas quatro tentativas, e de cada vez que colocamos uma letra, o computador indica-nos se a letra que permite aceder ao nível seguinte está acima ou abaixo. Se não acertarmos no código, "game over" novamente. Acertando no código, numa sequência animada engraçada, passamos para o próximo nível (nesse caso o inferior), onde é gerado um novo labirinto, desta vez com mais inimigos.

Existe ainda a possibilidade de jogar contra o tempo ou por turnos, onde de cada vez que fazemos um movimento, os nossos inimigos também o fazem.

E Ronan teve alguma misericórdia de nós e colocou uma pequena ajuda, um escudo que concede dez segundos de tempo extra ou dez movimentos, conforme o modo de jogo escolhido, mas que no entanto apenas poderá ser utilizado uma vez durante o jogo todo.


Deixa-nos também muito felizes saber que toda esta dinâmica que levou ao "renascimento" do Spectrum tem contribuído para trazer mais de uma centena de novos jogos todos os anos, mas também a recuperação de muitos mais (basta ver o menu "Programas Preservados"), além dos próprios programadores estarem a recuperar as suas criações, algumas com trinta ou mais anos, como foi aqui o caso.

Mas a história não vai ficar por aqui. Com a devida autorização de Ronan McEvoy, a Espectroteam (Filipe Veiga, Pedro Pimenta, Mário Viegas e André Leão), estão a fazer melhoramentos ao jogo, limando algumas arestas. Assim, algumas destas ideias irão ser implementadas:
  1. Acelerar a velocidade do jogo, para isso transportando-se o código para Boriel. 
  2.  Validar todos os níveis gerados, por forma a que não existam labirintos impossíveis de ser completados.
  3. Tornar os códigos entre níveis aleatórios. Por alguma razão, ao transformar-se o ficheiro em digital, perdeu-se essa aleatoriedade.
  4. Acrescentar música, para tornar o jogo mais apelativo.
  5. Um ecrã de carregamento a complementar o que já existe pode ser uma possibilidade.
  6. Criar um .tzx perfeito, uma vez que o que agora é disponibilizado, por alguma razão que também ainda não deslindámos, apenas funciona com o Fuse

Enquanto não surge uma versão melhorada do jogo, podem entreter-se a jogar Joe Blob, descarregando-o aqui.

Desde já queremos deixar o nosso enorme agradecimento a Ronan por se ter lembrado de nós, e apelar a todos aqueles que desejem ver os seus trabalhos divulgados, jogos preservados, ou reviews mais completas aos seus jogos, que estaremos à vossa disposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário