domingo, 3 de março de 2019

Ninja Gardening Simulator


Nome: Ninja Gardening Simulator
Editora: NA
Autor: Andrew Bunker
Ano de lançamento: 2019
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Sim
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Simples e eficaz, será a melhor descrição para este jogo, que pode não ser dos mais impressionantes a concurso no ZX-DEV-MIA-Remakes, mas está certamente bem executado e cumpre com eficácia aquilo a que se propõe. Faz-nos lembrar um type-in de criação nacional da dupla Marco e Tito que recuperámos há algum tempo, intitulado Assalto ao Castelo (que aparentemente também terá sido "inspirado" por outro jogo, mas não queremos entrar em polémicas).

Em Ninja Gardening Simulator, da autoria de Andrew Bunker, figura bem conhecida da comunidade Spectrum, controlamos um ninja que após um longo dia de treino se dirige até ao topo do Dojo para a sua tarefa final do dia - cuidar do jardim do Clã. Ao regar as flores é surpreendido por um clã rival de ninjas que tenta entrar no complexo, planeando um ataque em massa. Apesar de ter conseguido fechar as portas, as janelas continuam abertas, por isso o nosso ninja terá agora de utilizar os vasos, única arma ao seu dispor, para impedir os seus inimigos de entrar.


A cada nova vaga, o clã inimigo aumenta a sua rapidez e o seus movimentos são mais difíceis de prever, mas também a pontuação por cada ninja abatido aumenta. Se seis deles conseguirem entrar no Dojo, destruirão parte do edifício e seremos obrigados a repetir a vaga, desta vez a uma menor velocidade, mas ao acontecer isto seis vezes, o jogo acaba.

Não temos grande coisa a apontar no jogo, é competente, divertido, os gráficos são razoáveis - ao nível dos primeiros jogos lançados para o Zx Spectrum, poderia mesmo ser um jogo lançado na época se tivéssemos apenas em atenção a parte visual. Quanto à música, esta vai acompanhando o desenrolar do jogo, e mesmo não sendo nenhuma obra-prima nem puxando demasiado pelas capacidades do Spectrum, é de muito bom nível. Infelizmente, pelo género de jogo, a longevidade é limitada, não existindo também grande variedade ao longo dos níveis, demasiado parecidos uns com os outros.


Ninja Gardening Simulator leva da nossa parte uma avaliação positiva, uma vez que o jogo cumpre na perfeição o objectivo a que se propôs, fazendo-nos até lembrar um MIA que revelámos há algum tempo, Doce Lar da Astor Software. Não sendo no entanto nada de transcendental, se comparado com com alguns dos títulos que entraram na competição, mas, por outro lado, estamos convencidos que também não ficará muito abaixo na tabela, pois alguns dos títulos a concurso eram bastante mais fracos que este, havendo até alguns mais ambiciosos, mas que têm bugs e outros tipos de problemas, e que pela sua pobre execução acabam por desiludir.

Para finalizar, gostaríamos de deixar a recomendação aos programadores para que escolham projectos de acordo com as suas capacidades, pois mais vale um pequeno jogo terminado e bem feito, do que um grande jogo inacabado e com problemas. E Ninja Gardening Simulator é a prova viva disso.

Podem aqui descarregar o jogo, que já teve um update.

Sem comentários:

Enviar um comentário