sábado, 20 de abril de 2019

Brain 8, jogo em construção


IvanBasic é conhecido pela mestria com que domina a programação Basic. Basta recordar Rompetechos para ficarmos logo com uma ideia daquilo que este programador é capaz. Para já disponibilizou uma primeira versão de teste de Brain 8, para que a comunidade possa avaliar o jogo, sugerir melhorias, etc.. Quando existir um produto final, ai sim, iremos fazer uma review completa.

De qualquer forma, e mesmo sendo escrito em Basic, Brain 8 apresenta alguns elementos inovadores. A começar logo no menu inicial, que permite seleccionar as cores do nosso personagem. Assim, com uma simples tecla vamos mudando os atributos das diversas partes do boneco. Podemos ainda escolher as teclas de jogo, elemento fundamental, mas muitas vezes esquecido pelos programadores.


Inicia-se então o jogo, sendo o objectivo encontrar as sete partes perdidas do cérebro do nosso personagem. Estas são o chip gráfico, variáveis do sistema, CPU, chips de memória, relógio interno, giroscópio de detecção de movimentos e a tomada eléctrica. Pelo meio existem obstáculos e inimigos que nos roubam os itens que já tivermos apanhado.

Confessamos que para algo criado em Basic, o produto é bastante evoluído e complexo. Obviamente que não poderá competir com as grandes produções em código máquina, mas parece-nos que IvanBasic está no bom caminho e que irá apresentar um produto final engraçado. Até lá ele aguarda pelas nossas sugestões, podendo Brain 8 ser aqui descarregado.

5 comentários:

  1. Ivan, peço imensa desculpa, sem querer esrava a mexer no telemovel e apaguei a tua mensagem. Muito obrigado pelo teu apoio. Abraço

    ResponderEliminar
  2. André, tudo bem.

    Um prazer en escrevir novamente a minha mensagem de agradecemento publico, pelo espaço e tempo que vocés ofrecem aos novos progamas para o Spectrum.

    Ja estou a avanzar em algúns adicionados/trocos ao jogo, que irei informando oportunamente.

    Abraço para toda a equipe de Planeta Sinclair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Ivan, teremos todo o prazer em divulgar todas as iniciativas que necessitares. Abraço :)

      Eliminar
  3. IvanBasic5/5/19 18:17

    Caros colegas, a versão definitiva (v1.2) já foi publicada no WOS, com adicionados e outros trocos.

    Abraço

    Ivan

    ResponderEliminar