segunda-feira, 6 de maio de 2019

Brain 8


Nome: Brain 8
Editora: NA
Autor:  IvanBasic
Ano de lançamento: 2019
Género: Labirinto
Teclas: Redefiníveis
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Tal como já havíamos antes aqui noticiado, IvanBasic estava prestes a finalizar a sua experiência (são suas as palavras), faltava apenas recolher as sugestões dos potenciais jogadores. Feito isso, completou o seu projecto, mas tendo em conta que Brain 8 foi muito além de uma pequena experiência, transformando-se mesmo num jogo, vamos avaliá-lo como tal. E mesmo tendo sido criado em Basic, apresenta uma complexidade grande, logo a começar nos objectivos, que nem sempre são de compreensão imediata.

Assumimos assim neste jogo a pele de Brain 8. Este quer dançar, mas infelizmente desapareceram sete partes do seu cérebro espectral (chip gráfico, variáveis do sistema, CPU, chips de memória, relógio interno, giroscópio de detecção de movimentos e a tomada eléctrica). Tem então que andar pela cidade à procura destes, só depois personagem poderá tentar alcançar a porta de saída que o levará à tão desejada dança.


Depois de seleccionarmos as cores do nosso personagem (falámos disso na antevisão do jogo) e as teclas (processo obrigatório em todos os jogos), iniciamos a aventura. A cidade é constituída por diferentes edifícios, e teremos que entrar neles para encontrar os chips em falta. Estes encontram-se sempre no nível mais profundo do edifício (existem três camadas), tendo que se ir aí obrigatoriamente. Facilmente se descobre o local, pois as entradas semelhantes a uma faixa em xadrez levam-nos para a camada de baixo, enquanto que as restantes portas, para a camada de cima (e eventualmente para a saída do edifício).

No entanto a tarefa é muito complicada. Temos que estar sempre com atenção aos níveis de memória (abaixo de certo valor Brain 8 fica incontrolável) e de energia. Ainda por cima encontram-se pelo caminho "BUG chips" que reduzem a energia e a memória, ou danificam os controles - depressa se aperceberão desta parte). A única ajuda são os "POW chips", que também se vão encontrando ao longo do caminho e que aumentam a memória, energia ou concedem-nos um escudo protector. Este, entre outras vantagens, protege Brain 8 do ladrão que tenta roubar os chips assim que os apanhamos. E como se não fosse isto tudo suficiente, o dia está de trovoada e estamos constantemente a ser atingidos por uma descarga eléctrica que nos vais roubando memória a pouco e pouco.


Obviamente que sendo o programa inteiramente criado em Basic, notam-se claramente as principais lacunas inerentes a esta linguagem de programação. O jogo não é propriamente rápido, no entanto consegue manter o interesse, se bem que nos pareça que talvez fosse aconselhado um nível de dificuldade um pouco mais baixo. Torna-se um pouco ingrato a rapidez com que perdemos memória e voltamos ao início.

De qualquer forma, o jogo serve principalmente para mostrar aquilo que se consegue fazer utilizando apenas o Basic, e nisso IvanBasic faz com mestria (tal como já havia feito com Rompetechos). Se nos abstrairmos das limitações referidas, vamos encontrar aqui uma "experiência" inovadora, agradável e imensamente colorida.

A versão mais recente de Brain 8 pode aqui ser descarregada.

6 comentários:

  1. Anónimo9/5/19 00:40

    Não é tão dificil! (eu termino a missão em cerca de 15 minutos..., ou será pela prática adquirida durante os milhares de testes que fiz...)

    Muito obrigado pela generosidade do seu comentário, vocés foram muito legais, considerando as limitações do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo tem vários aspectos muito positivos, o principal a ser tão inovador. E ter sido criado em Basic ainda lhe dá mais valor. Noutro dia voltei a Rompetechos e vi que fui injusto, gostei mais do jogo depois de o explorar mais profundamente. Mal posso agora esperar pelo próximo eheh abraço

      Eliminar
  2. Anónimo9/5/19 23:04

    Pessoalmente penso que em geral, as revisões que fazem são respeitosas, objetivas e adequadas.

    Mas apenas no caso, posso dar-lhe alguns truques para terminar o jogo e você vai julgá-lo como mais fácil... ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok Ivan, agradeço algumas dicas. Confesso que estou com algumas dificuldades em terminar este 😊

      Eliminar




  3. 1. Os chips aparecem para o lado que o Brain 8 olha, se estiver parado. Se ele se move, eles aparecem no mesmo lado da ecrá como da última vez. Se deixarmos o chip fora da nossa ecrá, a explosão não o atinge.
    2. Na fase das cadeias, você tem que obter o escudo antes de pegar a peça, caso contrário, é fácil perder toda a memória.
    3. O ladrão só leva a peça de nós quando ele está na posição mais alta do salto; você tem que entrar pela porta, sem parar de se mover, quando o ladrão está descendo.
    4. Os raios - e os chips - só aparecem quando a mensagem é completada no visor, levando tempo para se mover com segurança, mas se você pressionar "ação" a mensagem é completada e os ataques aparecem.

    Você vai ver como é fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, vou experimentar nos próximos dias :)

      Eliminar