domingo, 5 de maio de 2019

Rescaldo do Game Day 2019

No passado fim de semana decorreu o Game Day 2019 e, tal como tínhamos referido neste post, o Planeta Sinclair também esteve lá representado.

Game Day 2019 em Gondomar. (foto de Retrocoiso)

Foram dois dias intensos, nos quais o espaço retro, organizado pelo grupo Retrocoiso, foi bastante concorrido e movimentado, por pequenos e graúdos, curiosos e entusiastas, a divertirem-se nas inúmeras máquinas e consolas colocadas à disposição do público. E como já tem sido notado em eventos similares pelo Planeta Sinclair, há muita gente nova a experimentar pela primeira vez os grandes clássicos, o que de certa maneira prova que existe valor nos mesmos, para além da carga nostálgica.

Visitantes a experimentar consolas de diferentes gerações.

Queremos salientar a simpatia e a boa disposição do pessoal do Retrocoiso, que sempre estiveram disponíveis e atenciosos aos pedidos do público. Inclusive a secção de reparações esteve atarefada com equipamentos trazidos pelos visitantes, e que saíram a funcionar do evento!

Reparando um joystick.

Ainda que timidamente, também houve um pequeno espaço dedicado ao "game dev" nacional, com a presença do jogo Luckyshot West, o qual também foi foco de interesse do público. No Planeta Sinclair sabemos, por exemplo, da importância que os developers, tanto os lendários como os actuais, têm nas respectivas cenas espanholas e britânicas e, por isso, desejamos que este tipo de iniciativas cresçam com o tempo.

Stand dos developers. (foto de Joana Carneiro)

Foi a primeira vez que este grupo de amigos e entusiastas expôs publicamente as suas estimadas colecções num grande espaço. A grande interacção e cumplicidade entre visitantes e entusiastas é uma lufada de ar fresco para a cena retro portuguesa, que só tem a ganhar com a multiplicação deste tipo de eventos e em diferentes pontos do país (como foi o caso da exposição Load "" em Cantanhede).

O espaço retro visto de cima. (foto de Retrocoiso)

No que se refere ao ZX Spectrum, na parte de exposição podia-se ver uma colecção de (quase) todos os equipamentos Sinclair.

Os primeiros Sinclair. (foto de Joana Carneiro)

Os Spectrums mais recentes ladeados por jogos de várias plataformas! (foto de Joana Carneiro)

Alguns jogos modernos, bem como clássicos, puderam ser jogados num dos "rubber-keys" disponíveis para o público.


A Revista Espectro também deu um ar de sua graça, bem como a loja RetroShop que esteve representada por alguns dos produtos que vende.

A Revista Espectro! (foto de Joana Carneiro)
Retro Shop presente no evento.

No entanto, dada a diversidade de equipamentos e jogos expostos, seria perfeitamente compreensível que a atenção dos visitantes fosse dispersada pela panóplia de opções. Quanto ao repórter do Planeta Sinclair, este não se importou nada com a variedade, saltando entre consolas, micros e arcades, quase correndo o risco de não ter nenhum material para apresentar!

Seja como for, e como imagens valem mais que mil palavras, segue uma galeria com algumas das fotos do evento.


Sem comentários:

Enviar um comentário