sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Angry Doris


Nas últimas 48 horas a comunidade do Spectrum, mas também de outras plataformas esteve ao rubro. Uma conhecida youtuber, Octav1us Kitten, teve de repente duas queixas por usurpação de direitos de autor, pois utiliza a figura do Horace nos seus vídeos (à terceira queixa qualquer utilizador pode ser banido dessa plataforma, sendo também os seus vídeos eliminados). Isso porque Paul Andrews tinha adquirido entretanto os direitos desses jogos (e de muitos outros), e depois de uma série de mal-entendidos, com desmentidos e disse-que-não-disse pelo meio, o caos instalou-se. Não interessa sequer referir aqui todos os contornos desta triste história que apenas traz mau nome à cena.

Felizmente que tudo parece ter terminado em bem, com ambas as partes a chegarem a um acordo,  mas esta situação toda não deixa de ser preocupante para a comunidade em geral (não estamos livres que nos aconteça o mesmo). Julgamos que o bom-senso deve prevalecer, pois doutra forma todos irão perder com a situação (e Paul Andrews já começou a sentir na pele alguns efeitos colaterais).

Resta no meio de tudo isso duas coisas boas: em primeiro lugar ver como a comunidade se uniu por uma causa. Depois que o bom-humor e criatividade mesmo assim prevaleceu em alguns, e que nos trouxe inúmeros cartoons com a figura do Horácio, e até um patch que altera os sprites de Hungry Horace (ou Horácio Glutão, se utilizarmos a versão nacional da Timex).

Podem então vir aqui buscar o ficheiro, cortesia de Allan Turvey, a quem ainda recentemente demos uma ajuda a testar Bruce Lee RX. Atenção que não funciona em todos os emuladores (ZX Spin, por exemplo). Para abrir esta versão, basta abrir o jogo original e depois arrastar o ficheiro para lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário