quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Matemática 1 (MIA)


Mas não era só de traduções manhosas e pirataria que as editoras portuguesas dependiam. Basta ver o caso da Astor Software que lançou inúmeros programas originais, a maioria educacionais, feitos por amadores portugueses mas de muito talento.

Original parece também ser este Matemática 1, provindo de uma editora que desconhecíamos totalmente, a Ultratech Retrogaming. Não sabemos a data de lançamento, mas será que o nome da editora ("retrogaming) pressupõe estarmos perante material mais ou menos recente? Quem souber, que se acuse...

Este programa foi-nos fornecido pelo Luís Dias, estando agora disponível para a comunidade, bastando vir aqui.

Nota adicional: já depois de termos colocado esta notícia, o próprio Luís informou-nos do seguinte: "este programa foi disponibilizado num projeto de preservação/recuperação de seu nome Ultratech. O programa inicial está na linha das publicações da Timex. Ao contrário do que sucede aqui no "ZX Spectrum Direto da Arrecadação", a Ultratech optava por inserir um SCREEN$ personalizado como o que é visto. Nunca consegui encontrar este "Matemática I" a não ser neste formato NÃO ORIGINAL. Em resumo: o programa foi editado pela Timex Portugal e recuperado e disponibilizado pela Ultratech, com a inserção do respetivo logótipo."

Sem comentários:

Enviar um comentário