sábado, 2 de novembro de 2019

Bala (MIA)


Graças à ajuda do Kelly Murta, especialista brasileiro em ZX81, Planeta Sinclair começou agora a preservar aqueles que são considerados os primeiros videojogos portugueses. Segundo sabemos, no ano de 1982 José Oliveira recebeu este computador pelo Natal. Entusiasmado com este novo aparelho, passou todas as suas férias a criar pequenos programas, tendo neste pequeno período de tempo desenvolvido cerca de 50 trabalhos. Um número impressionante, mesmo tendo em conta que a memória que vinha de origem era apenas 1Kb e que a maioria destes programas apenas ocupavam um ecrã ou uma folha de papel.

Em 2013, Nelson Zagalo entra em contacto com José Oliveira, aquando da escrita do seu livro "Videojogos em Portugal - História, Tecnologia e Arte" e obtém deste o código manuscrito dos únicos jogos de ZX81 portugueses de que temos registo - Bala, Laser e Galo - que publicaremos ao longo das próximas semanas, juntamente com outros programas que temos vindo a descobrir.

Devemos dizer que apesar de vários outros criadores já nos terem revelado que tinham na época feito as suas experiências com o ZX81 (caso de Rui Tito, Marco Carrasco ou Mário Valente), não subsistiu até hoje qualquer registo, levando a que estes pequenos jogos de José Oliveira tenham adquirido o título de pioneiros.

Tivemos alguns problemas na digitação e conversão do código para um formato legível por um emulador, mas ao fim de todos estes anos, com a preciosa ajuda de Kelly, conseguimos finalmente disponibilizar-vos estes títulos.

Quanto ao jogo, este é bastante simples: é gerado aleatoriamente um ponto no ecrã e então teremos de indicar o ângulo de tiro, contando sempre com o efeito da gravidade, para que a bala acerte no local indicado. Uma mecânica um pouco semelhante ao famoso Angry Birds, de certo modo.

Podem descarregar aqui Bala, tendo em atenção que para o abrir deverão ter um emulador de ZX81, nós recomendamos o EightyOne, disponível aqui. Não se esqueçam que depois de o abrir, deverão digitar "Run".

Deixamos-vos também o código em Basic de Bala:

  5 REM "BALA -4"
   8 LET T=0
   9 LET B=22
  10 LET G=RND*35+10
  11 LET H=RND*25+7
  12 PLOT G,H
  20 PRINT AT 20,0;" ANGULO DE TIRO ?"
  21 INPUT C
  22 LET C=(C*PI/180)
  23 LET A=TAN C
  25 CLS
  26 PLOT G,H
  30 LET D=5/(COS C)/B/B/(COS C)
  32 FOR X=1 TO 46
  33 LET Y=(A-D*X)*X
  34 IF ABS Y>25 OR Y<-13 THEN GOTO 51
  40 PLOT X,15+Y
  44 IF X=INT G AND ABS (INT Y+15-INT H)<2 THEN GOTO 60
  47 IF X>G THEN GOTO 51
  50 NEXT X
  52 PRINT AT 0,0;T;" PONTOS"
  55 GOTO 10
  60 LET T=T+1
  65 PRINT "IAAUUU"
  70 GOTO 10

Sem comentários:

Publicar um comentário