sábado, 15 de fevereiro de 2020

Ajustamento Polinomial (MIA)


Ajustamento Polinomial foi o programa que até agora mais trabalho nos deu a preservar. Normalmente os programas da Astor são extremamente dificeis de se conseguir criar um .wav convertível para tzx. Poderá ter algum esquema de protecção que nos esteja a escapar, mas regra geral são necessárias muitas tentativas para conseguirmos ser bem-sucedidos. No caso presente foram muitos dias a tentar criar um ficheiro de áudio que fosse depois passível de ser convertido. Experimentámos com um Phillips, dois Sony (TCM-818 e TCM-919), um Sanyo, um Timex 2020, um de marca branca e até com os datacorders dos +2. E apenas conseguimos obter sucesso, e relativo, com o Sanyo.

Conseguimos assim criar um ficheiro .wav (que partilhamos), uma imagem em .z80 e um .tzx. O problema é que apenas conseguimos ler o .tzx no Fuse, nos restantes emuladores o ficheiro dá erro, o que não deixa de ser estranho. E mais estranho ainda é que o programa entra sem qualquer problema em todos os leitores.

Problemas à parte, esta cassete veio ainda do lote que adquirimos e que pertencia ao espólio de Eurico da Fonseca (temos ainda mais alguns para partilhar), podendo aqui ser descarregado. Se conseguirem criar um .tzx que seja lido em todos os emuladores, agradecemos que nos enviem.

2 comentários:

  1. Às vezes estes programas são totalmente em Basic, se fôr possível obter a listagem do programa para quem quiser passar umas horas/dias e introduzir o programa no Spectrum talvez fosse giro, para os users mais hardcore :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que todos da astor são em código máquina. este inclusive tem um sistema de protecção manhoso...

      Eliminar