sábado, 1 de fevereiro de 2020

Nave (MIA)


Esta é uma verdadeira "bomba": um dos jogos que procurávamos há mais tempo, foi-nos enviado pelos próprios autores. Nave há muito que estava referenciado nas principais páginas ligadas ao Spectrum, mas apenas se encontrava disponível a introdução. Sendo o jogo composto por três níveis, em ficheiros separados, não o conseguíamos por a funcionar. Tudo mudou agora, e desde já queremos agradecer publicamente aos seus autores,  Laurindo Sobrinho, Lúcio Quintal e Tony Sobrinho, por terem-nos dado o privilégio de ser Planeta Sinclair a disponibilizar este jogo há muito solicitado pela comunidade.

Esta aventura de 1991 tem então três partes, e só se consegue jogar a segunda e a terceira, depois de se terminar as anteriores. Na primeira temos que encontrar 10 minas e "expulsá-las" da nave. Esta está pejada de inimigos, e quando recolhemos e transportamos as minas, mais cuidados temos que tomar, pois qualquer toque na nave é fatal. E isto tudo num tempo muito limitado. Na segunda parte temos que encontrar as três doses de antídoto e administrá-lo às plantas infectadas, enquanto que no terceiro e último nível, teremos que encontrar o dragão metálico e destruí-lo.

A nave é um labirinto enorme com cerca de 130 ecrãs, e a primeira tarefa é mesmo mapeá-lo. Sem o fazermos, não iremos longe, até porque como já referimos, o tempo é limitado, não só para se completar a missão, mas também para completar cada uma das várias tarefas. Faz também lembrar alguns jogos da extinta Mastertronic, com uma temática e jogabilidade interessantes, pese o grau de dificuldade muito elevado, e que poderia muito bem ter sido lançado comercialmente noutros mercados (Espanha e Reino Unido), onde a pirataria era tratada de forma diferente do que em Portugal. Além disso, totalmente criado em código máquina e muito antes de existirem ferramentas como o Arcade Game Designer. Obra muito meritória, portanto, ainda mais tendo em conta os recursos que existiam no nosso país, muito inferiores aos de outros mercados, que já tinham a "máquina" montada para criarem jogos de forma cadenciada.

Poderão assim vir aqui descarregar este pérola, que permanecia bem escondida, mas que terá agora merecidamente direito à glória que não teve na altura. Além disso estamos em contacto com os seus autores, quem sabe não os conseguiremos convencer a entrar numa nova aventura para o Spectrum...

2 comentários:

  1. Parabéns ao André e a todos, incluindo-me eu ;-) por, finalmente, se ter tornado público o jogo completo! Faz parte do legado Português da era ZX Spectrum. O seu lugar é este, o de poder ser apreciado pelos muitos que continuam a manter bem vivo esse espírito "Anos 80" e os Spectrums e Timex's como parte importante desse espírito para muitos de nós. Bem hajam!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Lúcio. Quem sabe vocês não venham a fazer uma perninha em mais uns jogos. Ou quem sabe o Nave não venha a ter ainda uma segunda história e ter a edição que merece ;)

    ResponderEliminar