sábado, 8 de fevereiro de 2020

Spectrum Next começou a chegar


Agora sim, é real: o Spectrum Next começou a chegar a casa das pessoas, para já a versão standard (a versão artilhada sairá nos lotes seguintes). O primeiro felizardo a acusar-se foi Paul Howes, que desde logo compartilhou uma fotografia do computador a funcionar, da caixa e do manual (escondendo a capa, obviamente). Nesta altura do campeonato já todos devem ter conhecimento, mas a falta de tempo não nos tem permitido cobrir com a devida atenção tudo o que se passa no reino do Next (e nos próximos tempos não deverá ser melhor).

Neste primeiro lote a ser expedido encontram-se todos os modelos standard, tal como o próprio Henrique Olifiers confirmou, e nos próximos dias seguramente iremos ter muita gente a partilhar os seus computadores.


Mas as novidades não ficam por aqui. Saiu o novo core, a versão 1.2, já depois dos cartões SD terem sido gravados. Quer isso dizer que será conveniente fazer-se a actualização do software. Isso é feito de forma muito simples, estando devidamente detalhado aqui.

Mas juntamente com o software de actualização do core, a equipa disponibilizou alguns programas novos. Desde logo destacamos Angry Bloaters, jogo que tivemos a oportunidade de experimentar há cerca de ano e meio, na altura ainda iria sofrer algumas alterações. O seu autor é Lampros Potamianos, com quem colaborámos em Nextoid!, cuja versão também se encontra no pacote disponibilizado, e que pode ser considerado como o primeiro jogo a aparecer para o Spectrum Next!, se descontarmos Nextipede, que foi uma mera brincadeira.

E se explorarem devidamente tudo o que se encontra no pacote agora disponibilizado, vão também encontrar outra surpresa agradável: Lords of Midnight. Não a versão do Spectrum tradicional, mas uma nova da responsabilidade de Matt Davies. E inclui ainda uma demo de um novo jogo de David Saphier baseado num clássico do MSX: Night-Knight. Infelizmente não conseguimos ainda colocar nenhum deles a trabalhar no Cspect, pelo que a sua análise ficará para quando nos chegar o computador.

E como se não fosse pouco, a Rusty Pixels anunciou a venda de três jogos para o Spectrum Next, os muitos aguardados Baggers in Space, Warhawk e Tyvarian. Estes não são gratuitos, obviamente, mas poderão ser uma boa aquisição. Quem o quiser fazer, basta vir aqui.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário