sexta-feira, 10 de abril de 2020

Puzzle Pool


Nome: Puzzle Pool
Editora: NA
Autor: Mr Rancio
Ano de lançamento: 2020
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

O que é que acontece quando se mistura Puzzle Bobble com snooker? Puzzle Pool, uma das mais recentes entradas na competição BASIC 2020, da autoria de Mr Rancio. Totalmente programado em Basic, e bem se nota na velocidade e movimento da bola, mas a ideia é bastante original.

O objectivo é ao longo de 10 níveis eliminar todas as bolas da mesa de snooker. Estas podem ser de quatro diferentes cores, e desaparecem quando se consegue juntar três da mesma cor numa sequência horizontal, vertical, ou diagonal. Para que isso aconteça, lança-se a bola tal e qual como se déssemos uma tacada. Pode-se escolher o local de onde a bola parte (no canto inferior da mesa), e a direcção, sempre na diagonal, salvo uma excepção que já iremos falar.

A força para o caso não interessa, pois a bola avança sempre até ao lado oposto da mesa, encaixando-se nas bolas ou na lateral da mesa, salvo se bater num dos obstáculos, que também mais à frente iremos referir. Não há aqui carambolas, nem nada que se pareça, estamos a falar de Puzzle Bobble, lembram-se?


A mesa tem alguns obstáculos, e também algumas ajudas. Assim, alguns dos níveis contêm peças fixas, nas quais as bolas fazem ricochete, e que por vezes até impedem que se consiga colocar as bolas no local onde são necessárias. Para esses casos, existe uma ajuda preciosa: levando a bola ao ícone com a bomba, asseguramos a capacidade de nas próximas jogadas fazer a bola destruir os locais onde toca, quer sejam as peças fixas, quer sejam outras bolas. Uma outra ajuda importante são os ícones com a seta, pois permitem, durante algumas jogadas, dar a tacada na bola, lançando-a num movimento vertical, facilitando muito a tarefa, pois assim não teremos que estar a calcular ângulos para levar a bola ao local que interessa.

Os níveis vão crescendo em dificuldade, mas não muito, Isto porque a mesa não é assim tão grande, e ao final de algum tempo já sabemos exactamente o local onde deveremos colocar a bola em que se vai dar a tacada, para levá-la ao local certo. É apenas uma questão de experiência, mas esta limitação, derivado da linguagem em que o jogo é programado, acaba por lhe retirar algum interesse.

Devem também estar a questionar-se: então e quando é que se perde o jogo? Perde-se o jogo, quando as bolas no tabuleiro atingem o patamar assinalado com as duas setas nas laterais da mesa. Por outro lado, se conseguirmos eliminar as bolas nos 10 níveis, teremos direito ao bonito troféu destinado ao vencedor.

Puzzle Pool é um bom entretenimento, não fosse a forte limitação relacionada com o posicionamento da bola em que se vai dar a tacada, e poderíamos ter aqui um jogo destinado a mais do que meia dúzia de partidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário