segunda-feira, 6 de abril de 2020

Sin Instrucciones


Nome: Sin Instrucciones
Editora: NA
Autor: Manuel Martínez
Ano de lançamento: 2020
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

É de facto um jogo. E não tem instruções!!! Um jogo para os verdadeiros entusiastas. Um jogo onde vais sentir medo de verdade. Descobre os segredos ocultos do 48K, 128K, +2 e +3.

É assim, desta forma obscura, que Manuel Martinez apresenta Sin Instrucciones. E o nome diz tudo. Quem se atrever a experimentá-lo, vai realmente ficar às aranhas, pelo menos num primeiro momento, pois assim que o jogo carrega, aparece a vulgar mensagem de abertura do Spectrum. A impressão inicial é que algo falhou no carregamento. Mas não, esse não é mais que o primeiro nível, no qual temos que fazer desaparecer a mensagem de abertura, usando para isso o símbolo do copyright. Utiliza-se para isso as teclas "S", "X", "K" e "L", e cuidado, nada de carregar na tecla "Q" por engano, se não querem ver a mensagem abaixo.


Concluído este primeiro nível, aparece o habitual menu de entrada do 128K (toastrack), mas... Pânico... O ecrã começa a encher-se de água. Como em primeiro lugar parar a enchente, e depois abrir a comporta que permite retirar a água? Não são necessários dotes de adivinho ou vidente, mas andará lá perto, como aliás praticamente em todos os níveis.

A solução para o terceiro nível (+2), é ainda mais obscura, se é que era possível. Diremos apenas que está relacionada com o modo como se carrega o ecrã do nível seguinte. E já que falamos nele, parece ser um vulgar jogo de Pacman, mas longe disso. Mais uma vez a solução é tão "fora da caixa" que apenas um iluminado a descobre. Ou isso, ou ler o manual com a solução, que acompanha o jogo, e que em boa hora o seu autor disponibilizou.


Finalmente, o último nível é o mais normal de todos. Estamos agora perante um vulgar quebra-cabeças, no qual temos que colocar os mosaicos no local respectivo (ecrã acima).

Temos algumas dúvidas que sem a solução disponibilizada alguém conseguisse chegar à solução. De facto, se bem que a ideia até pareça ser engraçada, Sin Instucciones pouco mais é que um exercício de programação ou uma demo. Bem elaborado, sem dúvida, mas sem as qualidades que permitam chamar-lhe de jogo, no sentido estrito da palavra.

Fôssemos avaliar Sin Instrucciones como uma demo, e teria uma excelente nota, pois o programa serve acima de tudo para demonstrar aquilo que se consegue fazer com um pouco de conhecimentos de Basic. Mas concorre como um jogo à competição BASIC 2020, sendo portanto penalizado na nossa avaliação. De qualquer forma, valerá sempre a pena dar uma espreitadela.

3 comentários:

  1. Anónimo6/4/20 22:31

    I think this score is unfair.
    This is a very original and innovative proposal in the world of games for the spectrum.
    This work does not deserve this punishment.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, I understand what you mean. It is indeed very original, but I evaluated it as a game. If it was evaluated as a demo, it would have an excellent rating, but as a game I cannot see anyone playing it twice. Sorry 😕

      Eliminar
  2. Anónimo7/4/20 22:59

    OK André, thanks for your explanations.
    Don't worry, simply I suprised with the score and I felt the necessity to express my opinion. ;-)

    ResponderEliminar