terça-feira, 14 de julho de 2020

Nova versão de Formula One para browser


Certamente devem estar lembrados da votação que fizemos e que colocou o Formula One como o preferido dos leitores de Planeta Sinclair e do fórum ZX Spectrum Directo da Arrecadação (ver aqui). E muitos fãs do Formula One da CRL (1985) do ZX Spectrum gostariam de ver o jogo original actualizado com uma nova versão. Pois temos boas notícias, já há mesmo uma nova versão provisória e há uma iniciativa em curso para a completar!

Em 2013 começou a ser desenvolvida uma nova versão em ambiente web, pelo co-autor do jogo original, Peter Wheelhouse. Esta versão, que está em modo Beta (provisória), foi construída utilizando PHP, Javascript e MySQL e requer apenas o uso de um simples browser. Na nova versão web o Peter Wheelhouse introduziu novas funcionalidades interessantes, de que se destacam: definir épocas diferentes com pistas e números de voltas, definir paragens para mudar de pneus e reabastecer, utilizar tácticas (atacar ou abrandar), modificar os nomes dos pilotos, skills dos pilotos e novos pontos de configuração dos carros (reacção, travões, etc). Contudo, esta nova edição do jogo ainda necessita de diversas melhorias, sendo uma das principais a possibilidade de se jogar com vários jogadores (multi-jogador) pois actualmente só permite a modalidade de jogo para um único jogador. Outras funcionalidades do jogo original Formula One não foram incluídas até ao momento, como a possibilidade de fazer apostas em dinheiro nas corridas ou, ainda mais importante, o ritual icónico da mudança de pneus nas boxes.

Durante vários anos o autor manteve a nova aplicação web num site próprio, contudo desactivou a página no início de 2020. Quando soube da existência dessa nova versão web “perdida” , o Jorge Pois, mentor desta iniciativa, falou com o Peter Wheelhouse e ele simpaticamente cedeu uma cópia da aplicação, para que pudesse ser novamente disponibilizada online.

Também lançou um desafio para que pudesse ser colocada em marcha uma iniciativa de desenvolvimento de uma versão multi-jogador, com várias melhorias, contando com a consultoria do próprio Peter. Assim, podemos adiantar que foi criada uma equipa de vários interessados para se completar uma nova versão do Formula One!

Certamente muitos de nós, fãs de longos anos, gostaríamos de conhecer e experimentar a nova versão web do jogo desenvolvida pelo Peter Wheelhouse. Para satisfação de todos, a nova versão web do Formula One está novamente disponível na Internet e pode ser acedida aqui.

Para jogar basta criar um login com “Email” + “Password” e a partir daí podem voltar a ser os Team Managers de uma equipa de Fórmula 1, em versão actualizada, mas ainda com o espírito do jogo original!

Tendo em conta uma futura versão web completa do jogo, contamos com a vossa opinião sobre o actual Formula One Web e também com as vossas ideias para melhorias. Enviem as vossas sugestões nos comentários, vamos contribuir para fazer um Formula One 2021 definitivo e que nos possa dar uma grande satisfação por mais 35 anos!!!!

4 comentários:

  1. Excelente iniciativa, um flashback aos tempos da minha pre-adolescência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, o mérito é todo do Jorge, neste caso :)

      Eliminar
  2. Ontem quando no FB descobri isto foi dos melhores dias do últimos meses! Muitas horas de volta do Spectrum com 2 ou três amigos jogando a versão multi jogador e a revezarmos-nos frente ao bicho para os pit stops! Épico. Vou jogar a versão online e seguramente dar a minha contribuição com sugestões. O Meu muito obrigado por recuperarem esta preciosidade!

    ResponderEliminar