segunda-feira, 13 de julho de 2020

Um método para digitar type-ins para o ZX Spectrum


Recentemente o Planeta Sinclair fez um apelo à comunidade portuguesa (neste grupo de Facebook) para a digitação e preservação das inúmeras listagens que foram publicadas ao longo dos anos em revistas como a Capital, Mini Micros, etc.

Visto que se trata de uma tarefa que se pode tornar até um tanto cansativa, se for executada diretamente num ZX Spectrum ou num emulador, especialmente para quem não tenha prática ou tempo, decidi criar um testemunho para a comunidade (alvo do apelo) sobre a minha prática neste tipo de tarefa.

Quiçá por ser programador, tenho a tendência a atalhar caminho usando ferramentas externas, de modo a poupar o meu precioso tempo para outras actividades. Então neste documento explico uma forma mais suave, mas ao mesmo tempo interessante, de digitar as listagens. E só requer apenas um editor do tipo do Notepad e um excelente programa, o BasinC, que é um ambiente interactivo de programação em Sinclair BASIC.

Obviamente existem várias formas de se fazer uma omelete (das mais simples às mais sofisticadas, recorrendo a OCRs, interpretadores/conversores Bat2Tap, entre outras, algumas das quais já utilizei), mas quero apenas que os iniciantes vejam este documento como mais uma ajuda para a digitação e, quem sabe, possa também despertar um interesse no mundo da Sinclair BASIC.

O mini-tutorial e a listagem (mais o joguinho) que usei neste tutorial pode ser descarregado aqui.

2 comentários: