quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Le Llamaban Trinidad

Nome: Le Llamaban Trinidad
Editora: Polybius Soft
Autor: Polybius Soft
Ano de lançamento: 2020
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
memória: 48 K / 128 K
Número de jogadores: 1

Ainda ninguém se tinha lembrado de lançar um jogo baseado nas aventuras e desventuras de Bud Spencer e Terence Hill, duo famoso por participarem em vários Western Spaghetti nos anos 70, entre os quais Lo Chiamavano Trinità, entretanto traduzido para Le Llamaban Trinidad. E é de um verdadeiro western que se trata, pois a acção passa-se no Velho Oeste, com todos os adereços que nos habituámos a ver nos filmes do género.

Os autores também não dispensam um argumento a condizer. Assim, e para tornar uma longa história mais curta, El Niño, também conhecido como "Mão Esquerda do Diabo", é um mal-humorado patife, rápido no gatilho e de poucas palavras. Entretanto deu uma golpada que o levou ao posto de xerife de uma cidade fronteiriça. Isto foi apenas um subterfúgio para aguardar que o resto da quadrilha chegasse. Depois de muitas peripécias pelo meio, de forma um tanto ou quanto surpreendente, decidiu ajudar os colonos a livrarem-se de dois outros malfeitores. Mas não o faz sem a devida retribuição, pelo que pelo meio vai roubando cavalos, comendo e bebendo até mais não, e recolhendo todo o dinheiro que apanha.


No jogo controlamos El Niño, mas contamos com o indispensável apoio do seu irmão Trinidad. No entanto, só o chamamos quando necessário, pois não só temos que eliminar os dois foras-da-lei Harriman e Mezcal, como temos que obter um mínimo de dinheiro necessário para nos podermos reformar condignamente. E se por um lado, sempre que El Nino atinge um inimigo o pecúlio sobe, por outro, se for Trinidad a eliminar um inimigo, perdemos dinheiro. Há assim que encontrar um equilíbrio e apenas chamar Trinidad quando efetivamente necessário.

Os inimigos são muitos, o que se por um lado torna a missão mais difícil, por outro permite aumentar o dinheiro de forma relativamente fácil. Aliás, encontrámos vários bugs e falhas no jogo, alguns deles relacionados com este factor monetário. Para se cumprir a missão necessitamos de pelo menos 8.000 usd, no entanto, quando ultrapassamos os 9.900 usd, o número volta a zero. Isso mesmo aconteceu connosco, pois após termos dado conta dos dois malfeitores, tivemos que voltar a eliminar inimigos para conseguir atingir novamente os 8.000 usd.  E como o fizemos? Entrando e saindo rapidamente entre dois ecrãs (os inimigos reaparecem), eliminando o touro que se aproximava, até conseguirmos atingir a pontuação necessária. Entediante e sem qualquer necessidade, dando a entender que algures, a fase de testes não correu como desejado.

Isso mesmo é também dado a entender noutras situações encontradas durante o jogo. Existe um ponto específico em que, após eliminarmos dois dos capangas, por nenhuma razão aparente perde-se uma vida. E também chegou a acontecer entrarmos num novo ecrã e imediatamente levarmos com um inimigo em cima. Nem mesmo a originalidade do tema e da mecânica do jogo levou a que evitássemos sentir alguma frustração e que tivéssemos a sensação que a equipa programadora necessitaria de mais algum tempo gasto no seu desenvolvimento.


Referimos a originalidade da mecânica e este é um dos pontos fortes deste jogo. Ao início parece estranho a forma como controlamos os dois irmãos. Trinidad acompanha sempre El Nino, mas as teclas de disparo são diferentes. Além disso, Trinidad pode também disparar na diagonal, dando bastante jeito para eliminar algum inimigo colocado em local pouco favorável para ser emboscado por El Nino. É que se a maior parte dos inimigos não ripostam, alguns, assim que detectam a presença de El Nino, e mesmo estando de costas, imediatamente o saúdam com a seis tiros. Dada a rapidez da acção e das balas, é muito difícil evitar os tiros adversários, se estivermos no seu alinhamento.

Ao nível gráfico os cenários são muito coloridos, demasiado até, por vezes provocando alguma confusão visual, em especial dada a já mencionada rapidez da acção. Quanto à música, isso é outr história, pois gostámos bastante. A adaptação musical está muito bem conseguida, criando a atmosfera perfeita para um jogo passado no Velho Oeste.

Assim, e em jeito de resumo, estamos perante um jogo original, mas que algumas lacunas e bugs fazem com que não passe o patamar da mediania. Além do mais, não é particularmente longo e depois de apanharmos o jeito, termina-se em cinco minutos. De qualquer forma é suficiente para nos fazer passar alguns momentos divertidos, desde que não sejam criadas expectativas demasiado elevadas.  

3 comentários: