sábado, 17 de outubro de 2020

Mr. Palo T.


Nome: Mr. Palo T.
Editora: NA
Autor: D'Antón
Ano de lançamento: 2020
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Mr. Palo T. foi outra das propostas do Concurso MK1 con Retromaniac. Não obteve posição de relevo na competição (ficou em último lugar), e compreende-se, pois apesar do jogo não ter aparentemente bugs ou outro tipo de falhas ao nível da programação, tem algumas lacunas que o impedem de vir a ser lembrado no futuro. No entanto, que saibamos, terá sido o primeiro trabalho de um novo programador, D'Antón, pelo que existe grande margem de progressão que esperemos que seja aplicada nos próximos jogos.

A história é muito simples e pouco original, estando ao nível do jogo. Assim, temos que ajudar Mr. Palo T. a viajar pelo mundo, esquivando-se aos inimigos, recolhendo as chaves que dão acesso a novos ecrãs (pouco mais de 25), e apanhar os 10 bastões que por qualquer razão obscura permitem abrir a porta que se encontra no ecrã inicial. Ou seja, depois de chegarmos ao último ecrã, recolhendo o décimo bastão, teremos que fazer todo o caminho de volta, desta forma prolongando o tempo de jogo (e também a monotonia, diga-se).

O principal problema é que o jogo nada tem de novo que não tenha sido feito 1.001 vezes antes com o motor MK1, com o agravante do som ser apenas o standard desse motor (ou seja, irritante), os gráficos serem básicos, confusos e a preto e branco (nem um pouco de cor para alegrar mais o soturno ambiente), e o nível de dificuldade ser mínimo, ainda mais com 99 vidas dadas inicialmente. 

A sensação com que ficámos é que foi um trabalho experimental de alguém que se está a iniciar nestas lides, apenas para tomar conhecimento das opções disponíveis no La Churrera. Falta agora dominar as restantes vertentes que fazem com que um jogo seja atractivo e divertido. Esperemos que o programador persista e até peça apoio à comunidade de língua castelhana, sempre pronta a ajudar, sempre com ideias e jogos óptimos, e que serão a "muleta" ideal para D'Antón se superar no próximo desafio.

Poderão descarregar aqui o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário