quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Projecto Futurismo

Projecto Futurismo é um nome praticamente desconhecido no panorama do Spectrum em Portugal. Estavam sediados no Centro Comercial de Carcavelos e aparentemente tiveram vida curta, pois apenas se conhecem programas de 1983. Três destes visavam apoiar as empresas ao nível da gestão e da contabilidade: P.O.C. 48K, que apresenta o plano de contas da contabilidade da época, permitindo efectuar os lançamentos contabilísticos, Salários 48K, que permite fazer o processamento mensal de ordenados, e Stocks 48K, que permite valorizar as existências da empresa. 

Relativamente a este último, a cassete contém duas versões: no lado A uma versão com 999 fichas sem valorização dos stocks, enquanto que no lado B o programa permite fazer a valorização, no entanto limita o número de caracteres por artigo, certamente por questões de memória. Esta versão permite ainda, no menu inicial, escolher um modo com 750 fichas e 10 caracteres por artigo ou, em alternativa, um modo com 500 fichas e 20 caracteres por artigo, embora o manual que o acompanha refira 500 e 250 fichas, respectivamente. 

Desconhece-se se P.O.C. 48K e Salários 48K também vinham acompanhados de manual, no entanto, muitos dos utilitários deste período eram obras originais e por vezes incluíam alguma documentação (caso dos lançamentos da LOG, por exemplo).

De 1983 encontrámos ainda GP250X, utilitário com a marca de Projecto Futurismo, no entanto não se pode garantir que seja original, pois existe o mesmo programa com logo da Landry. Este pequeno utilitário, juntamente com o interface adequado, permite ligar o Spectrum à impressora Seikosha GP250X.

Mas Projecto Futurismo era mais do que uma mera software house. Numa apresentação em Basic que desenvolveu por volta de 1983, denominava-se como uma escola (sabemos que também ministrava formação) e uma organização que desenvolvia hardware inovador. Anunciou assim o Spectrum Sound e, embora não tenhamos visto o interface, pela descrição será muito semelhante ao Joystick-Sound Unit da Timex. Esta apresentação inclui também uma curiosidade: um pequeno simulador de uma máquina de slot machine, que embora básico, demonstra o pioneirismo deste grupo.  

Podem aqui descarregar os programas, apresentação + jogo e manuais de Projecto Futurismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário