quinta-feira, 6 de maio de 2021

Project: RE.VE.LATION


Nome: Project: RE.VE.LATION
Editora: Marco's Retrobits
Autor: Marco Varesio
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Project: RE.VE.LA.TION (REmote VErtical LAnding rocket control statTION) é o novo jogo de Marco Varesio, que normalmente pega em alguns dos primeiros clássicos do Spectrum e dá-lhes o seu cunho pessoal. Desta vez foi Lunar Lander, um favorito de muitos. O objectivo é apenas um, controlar os propulsores de uma pequena nave, fazendo-a aterrar em segurança na base, um pouco à semelhança daquilo que Manu Segura fez de forma superior com Coloco, embora com um grafismo bastante mais evoluído.

Os primeiros níveis são relativamente fáceis de serem ultrapassados. Assim que se começa a dominar a forma de controlo da nave e o inevitável efeito de inércia, tendo em conta a própria gravidade do planeta, vamos avançando nos níveis. Mas a partir do quarto / quinto nível, o programador colocou alguns cenários diabolicamente difíceis, com grutas com paredes perigosamente estreitas, que ao mínimo toque fazem a nossa nave explodir.


No canto superior do ecrã é-nos dada alguma informação útil, como a gravidade do planeta, o combustível ainda disponível nos propulsores, assim como a velocidade da nave. O problema é que se olhamos para os indicadores, o mais certo é espetarmos a nave nas paredes ou fazê-la perder-se no espaço (quando passamos os domínios do ecrã).

Para que um jogo com estas características funcione, mas do que ter um som ou gráficos mirabolantes (que não o tem), é a física associada que vai determinar se estamos perante um projecto vencedor, ou não. E neste aspecto, tem nota máxima, pois a jogabilidade é excelente, tornando o jogo muito cativante. Assim, se não se importarem com o grafismo básico, é seguro que vão encontrar aqui um desafio muito divertido e viciante. 

Projeto: RE.VE.LA.TION foi originalmente programado para a competição Lander Challenge, organizado pelo grupo RetroProgramming Italia, tendo sido desenvolvido em linguagem C. Terá feito boa figura, certamente.

2 comentários: