O Álvaro Lopes é informático de profissão e o primeiro computador que possuiu foi um ZX Spectrum 48K. Começou a programar em BASIC e assembly Z80 em meados dos anos 80, com apenas 11 anos.
Tendo transitado para IBM PC nos finais dos anos 80, nunca perdeu completamente o contacto com o mundo Spectrum, tendo durante vários anos e mesmo durante a universidade trabalhado bastante com o Z80 em outro tipo de equipamentos. Com um vasto conhecimento de várias arquiteturas de microprocessadores e microcontroladores, trabalha atualmente em sistemas de software e hardware para a área de aeronáutica (aviação civil), não deixando de por vezes voltar ao Z80 (e outros micros similares) para alguns projetos pessoais. É autor de um System-on-a-Chip chamado ZPUino, onde desenvolveu todo o CPU e periféricos, tendo sido um dos primeiros sistemas 32-bit a funcionar com o ambiente do Arduino, usando FPGAs.
Neste momento, o seu foco hobbyista contempla diversos projetos sendo que na área do Spectrum se destaca o da Interface Z - que embora não esteja ainda em produção, já apresenta algumas características diferenciadoras, como integração "tudo em um" de internet, carregamento e gravação remota de programas, joysticks USB e streaming de vídeo em tempo real.
Mas o Álvaro tem vindo a trabalhar em alguns projetos confidenciais para o museu Load ZX Spectrum e que irão ser desvendados ao longo do evento. Um deles está relacionado com a TIMEX e por isso o Álvaro irá intervir na sessão de dia 23.
Sem comentários:
Enviar um comentário