terça-feira, 12 de julho de 2022

Lançamentos de Verão da Teknamic

Chegaram os lançamentos de Verão da Teknamic Software, a editora lusófona que se dedica a apoiar a publicação de novos jogos para plataformas antigas, e a relançar clássicos como homenagem aos seus criadores e pioneiros.

Cada lançamento da Teknamic representa uma nova meta a ser concretizada, e estes não foram diferentes, nos quais aplicaram-se novas técnicas na impressão das cassetes, resultando em efeitos muito interessantes de brilho e tridimensionalidade.

Mas a grande novidade é a impressão na caixa de acrílico! A Teknamic transformou esse elemento acessório e descartável, num componente essencial do objecto de coleção, e com um enorme potencial criativo. Se esta técnica se generalizar a outras editoras, já ficam a saber que a Teknamic deu o mote!

Vamos então aos jogos lançados:

ZOINHO NO JARDIM DOS TOLOS

É um jogo isométrico de aventura, programado de raíz pelo brasileiro Ricardo Nunes, certamente um desafio para os fãs de Knight Lore.

Alguns dos mistérios deste jardim, incluindo as suas criaturas, estão descritos no livreto que acompanha a edição "big box".

Mas quem preferir apenas a jewel box, tem à sua espera uma linda cassete que, além de conter as 3 versões traduzidas do Zoinho (inglês, português e espanhol), é um verdadeiro regalo para os olhos.


A caixa de acrílico possui um lindo efeito de transparência, cuja cor vermelha da t-shirt do Zoinho, o simpático ciclope, é transmitida pela capa do jogo.


/\O[] (TRIÂNGULO - CÍRCULO - QUADRADO)


A mais recente criação de Paulo Andrés, autor dos aclamados Devwill Too ZX e Virgil's Purgatory, abraça as limitações gráficas do ZX Spectrum e do MSX como ferramentas de produção abstracta.

O resultado é um jogo de plataformas e puzzles, inspirado nas pinturas abstractas de Mondrian, e nas formas básicas de Kandinsky.

A cassete, que contém as versões ZX e MSX, foi projectada como um objecto de arte, numa extensão física do jogo digital. A Teknamic e o Paulo quiseram ir mais longe e transformaram a inerte caixa de acrílico numa tela de pintura.


A LENDA DA GÁVEA

Considerada um marco na história dos videojogos no Brasil, esta foi a primeira aventura gráfica brasileira para o ZX Spectrum, criada por Luiz Fernandes de Moraes com o "The Graphic Adventure Creator".

Esta aventura, que fez 35 anos em 2022, é inspirada no mistérios da Pedra da Gávea, uma montanha na Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro. Lindas imagens desenhadas pelo Luiz combinam com uma história inteiramente em português.

Este é outro relançamento da Teknamic que conjuga esforços entre países, com mais uma música beeper, composta pelo português Pedro Pimenta.

A edição "big box" inclui um livreto com o contexto em torno dos mistérios da Pedra, dicas e um testemunho pessoal do autor, como é apanágio nos lançamentos de luxo da Teknamic.

A edição "jewel box" não fica atrás, com uma belíssima cassete colorida, exibindo um subtil efeito de impressão 2.5D.

A ilusão de profundidade também é conseguida com a impressão do primeiro plano da ilustração principal na caixa de acrílico, mantendo-se o plano de fundo na capa.


Considerações finais..

A longa relação de anos construída pacientemente entre a Teknamic e a Edisco, fornecedora que materializou as edições físicas das cassetes, resultou nestas produções magníficas de fazer inveja!

A Teknamic planeia, pelo menos, dois lançamentos de Outono, almejando um novo patamar de qualidade.

Seja através de relançamentos, ou no apoio a novos criadores, a Teknamic avança devagar mas seguramente, no enriquecimento das relações entre países e comunidades.

2 comentários:

  1. Lançamentos fantásticos, pra aplaudir de pé mesmo, esmero e capricho em cada detalhe dos jogos, caixas e material extra ! Show de bola, parabéns aos desenvolvedores, programadores, artistas e a Teknamic !

    ResponderEliminar