Páginas
Páginas aconselhadas
sexta-feira, 30 de junho de 2023
Duckstroma pt. 2
UltraNarwhal, tal como prometido, lançou Duckstroma pt. 2, a sequela ao jogo de 2020 (ver aqui) e que, se bem se lembram, tinha uma mecânica muito peculiar, pois assumíamos o papel de um pato que para atingir os locais inacessíveis tinha que expelir um ovo explosivo. Primeiro estranhava-se, mas depois entranhava e o jogo tornava-se bastante engraçado, como aliás podem ler na análise que fizemos na altura.
Nesta segunda segunda parte a mecânica é a mesma e os gráficos são tão ou mais engraçados que a primeira versão. Claro que ainda apenas vimos o jogo superficialmente, daí que nem concorra ao jogo do mês, que é anunciado às 21 horas de Portugal. Nos próximos dias iremos explorá-lo com maior profundidade, mas daquilo que vimos numa primeira abordagem, gostámos.
O jogo pode aqui ser descarregado. É gratuito, mas uma pequena doação ajudará o seu autor a oferecer-nos mais brindes destes. Além disso, foi desenvolvido para várias plataformas retro.
Yatzy (MIA)
Será este Yatzy a adaptação para Dinamarquês de um jogo de 1984 de Richard Morgan que ainda está dado como perdido? Responda quem souber...
Poderão aqui descarregar o jogo, vem de Steven Brown.
A Capital: Pokes & Dicas - 17 de Agosto de 1990
O Luís Rato já nos tinha falado do Adidas Championship Football como sendo um dos melhores, ou mesmo o melhor jogo de futebol para o ZX Spectrum. Não acreditámos, pois Match Day 2 enche-nos as medidas. Mas agora, com a análise que vem no suplemento d'A Capital de 17 de Agosto de 1990, encheu-nos de curiosidade. Será assim um jogo a explorar nos próximos dias.
O suplemento fala ainda de um fanzine que desconhecíamos, que tem nome de banda de música (Misfits), e que pelos vistos não se coibia de plagiar outras revistas.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
quinta-feira, 29 de junho de 2023
Variante de Xadom
Steven Brown encontrou uma variante de Xadom, jogo lançado pela Quicksilva em 1983. O jogo encontra-se agora em língua Alemã, mas desconhecemos qual a editora que o lançou ou mesmo se é oficial.
Poderão aqui descarregar o programa.
O papel da S.G.O no Spectrum | 1ª Conf. ZX Spectrum Portugal
No passado dia 8 de Junho, Cantanhede recebeu a "1ª Conferência ZX Spectrum em Portugal". Nos próximos dias vamos lançar os vídeos de cada uma das sessões, começando pela da S.G.O. O vídeo vai estrear amanhã, às 21h de Portugal, no Youtube.
Neste episódio vamos ter uma conversa onde ficamos a conhecer melhor o papel da SGO no ZX Spectrum, para isso contámos com a presença de Francisco Machado Vieira, José Oliveira, António Oliveira e Paulo Zagallo.
Não percam mais uma série de vídeos do Museu LOAD ZX.
Roulette (ZX81 MIA)
Do lote do Fernando Salgado, conseguimos preservar mais um pequeno jogo para o ZX81. Possivelmente terá sido um type-in de alguma revista, de qualquer forma, nunca o tínhamos visto.
Poderão aqui descarregar Roulette.
quarta-feira, 28 de junho de 2023
Uccidi Gli Spiriti
Que jogo será este da Nuova Newel Software e que nos foi enviado por Steven Brown? Para o descobrir, terão que carregar o jogo...
Poderão aqui descarregar Uccidi Gli Spiriti.
Copia Especial (MIA)
Já o tínhamos avisado, existem dezenas de copiadores criados por Portugueses (não admira), e ainda deverão estar uma série deles por encontrar. Este que hoje disponibilizamos, tem semelhanças com o TC-5 (e demais variantes), e vinha num dos lotes que o Fernando Salgado nos emprestou.
Poderão aqui descarregar o programa.
terça-feira, 27 de junho de 2023
Variante de Toadrunner
Stevn Brown enviou-nos mais uma variante que estava em falta na Spectrum Computing, nomeadamente Tadrunner, versão da DRO Soft. E como podem ver, as diferenças notam-se logo no menu inicial...
Poderão aqui descarregar esta versão.
Diário de Lisboa: Informática - 26 de Março de 1985
A 26 de Março de 1985 saiu novo suplemento Informática do Diário de Lisboa, com mais notícias de carácter generalista, incluindo sobre a protecção dos direitos de autor.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
Pendurado
Na semana passada tínhamos disponibilizado Pendu (ver aqui), um programa que recuperámos das cassetes do Fernando Salgado. E passado umas horas, o Zé Oliveira já nos estava a enviar uma versão alterada e bem mais intuitiva. Eis o que ele disse a acompanhar o programa:
O problema de muitos programas do ZX81 é que não se percebe como usá-los. Isto é devido à inexperiência dos primeiros programadores e devido à maior parte dos ZX81 serem de 1K e não terem espaço para colocar instruções.
Poderão então aqui descarregar esta nova versão do popular jogo de Enforcado, aqui chamado de Pendurado. Conseguem adivinhar a palavra?
segunda-feira, 26 de junho de 2023
Variante de Fun Golf
A editora Alemã Profisoft colocou no mercado inúmeras adaptações de alguns clássicos do ZX Spectrum. Se é oficial, já não o sabemos. De qualquer forma, agora, graças ao Luís Rato. temos acesso a uma versão de Fun Golf que ainda não estava preservada.
Poderão aqui descarregar Golf.
CP-3 (MIA)
CP-3 é mais uma variante de TC-5, o popular copiador de José Antas, de 1984. Esta programa deverá ser ligeiramente mais evoluído ou talvez faça melhor uso da memória, quem sabe...
Poderão aqui descarregar este programa, que nos foi enviado pelo João Cruz.
Put the Moon Back
Em 2022, Quantum Sheep lançou um enorme pacote para fins caritativos, ZX Spectrum 40th Birthday Charity Mix Tape. Nesse pacote estava incluído a aventura Where did the Moon go?
Agora, graças a Arnau Jess, descobrimos, não para onde a Lua foi, mas que saiu a sequela a esse primeiro jogo: Put the Moon Back. Estamos assim perante mais uma aventura de texto exclusiva para o +3 (o ficheiro está em formato .dsk), com muito bom ar. Além disso, para breve estará também disponível mais uma aventura do mesmo autor, The Making A Cup Of Tea Game, onde o humor parece estar sempre presente.
Venham aqui conferir os trabalhos de 80sNostalgia, prometem não desiludir os fãs das aventuras de texto.
domingo, 25 de junho de 2023
CM: Os Jogos no Computador - 123
Só encontramos menções ao ZX Spectrum na secção de leitores, através dos clubes de jovens anunciados nesta secção. A digitalização realizada por Mário Moreira da edição de 24 de novembro de 1991 de "Os Jogos no Computadores" pode ser obtida neste link.
JND: Micromania - 053
Os pedidos de contacto e as solicitações de ajudas dos leitores da Micromania eram recorrentes, e assim também aconteceu na edição de 16 de dezembro de 1990! Podem descarregar a digitalização realizada pelo Miguel Brandão neste link.
sábado, 24 de junho de 2023
Tasmerge (MIA)
Steven Brown enviou-nos a versão Francesa de Tasmerge e que ainda não estava preservada. Claro que para se conseguir explorar todas as funcionalidades é necessário ter o sistema de microdrives em funcionamento.
Poderão aqui descarregar o programa.
Lobo Solitário
Nome: Lobo Solitário
Editora: NA
Autor: Cláudio Graça
Ano de lançamento: 1986
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Em breve
Foi-nos referido que Lobo Solitário foi um jogo que teve alguma divulgação junto da comunidade Portuguesa nos idos anos 80. Vamos ser sinceros, nunca tínhamos ouvido falar deste jogo até o vermos referido na correspondência a que tivemos acesso do Clube Nacional de Aventura (CNA). Foi aí que vimos que este jogo andou a rodar pelo clube. Claro que o nome chamou-nos a atenção e até em conversas com o João Cruz, o fundador do CNA, pusemos a hipótese de ser um jogo nacional. Mas também se poderia dar o caso de ser alguma adaptação pelos piratas nacionais de alguma das aventuras de Lone Wolf. De qualquer forma, não tivemos muito tempo na dúvida, pois passado uns dias de o termos visto ser mencionado pela primeira vez, o João Cruz encontrou-o numa das suas cassetes. Em boa hora o fez, pois seria uma pena este jogo ter-se perdido para sempre...
Assim, Lobo Solitário, apesar de ser uma aventura de texto, e sabemos que há muita gente que não é fã deste tipo de jogo, é recomendado para todo o tipo de jogadores. Que entendam a língua Portuguesa, bem entendido, pois este está mesmo na nossa língua materna.
Para começar não temos que digitar os comandos, como é habitual nas aventuras de texto. As várias opções (normalmente duas ou três), vão aparecendo no ecrã e apenas temos que seleccionar a pretendida. Algumas opções levam a uma morte certa e, com a experiência, até nos vamos apercebendo das armadilhas, mas na maioria das vezes leva-nos a avançar pelos caminhos até Holmgard, o destino final do nosso herói, a descobrir objectos que nos irão ser úteis mais à frente, ou a depararmo-nos com inimigos (ou amigos, em alguns casos), e, por vezes, ter que enfrentá-los.
As batalhas, mais cedo ou mais tarde são inevitáveis. Podemos escapar de algumas, e temos que ter em atenção que a nossa força vai diminuindo à medida que vamos lutando contra os inimigos, pelo que teremos que dosear muito bem os nossos esforços. Mas seja porque para acedermos a Holmgard teremos que derrotar um inimigo formidável, seja porque para se conseguir alguns objectos, teremos que derrotar o inimigo, ou mesmo porque por vezes o próprio computador nos impõe a batalha, nessas alturas entramos mesmo em combate. Vemos então textualmente os nossos ataques e os do inimigo a serem desferidos e a força a diminuir. Quando a força chega a zero, um dos oponentes morre.
É também caso para dizer que todos os caminhos vão dar a Roma. Independentemente da direcção que sigamos, mais tarde ou mais cedo, se sobrevivermos, claro, iremos ter a Holmgard. Claro que se o tentarmos fazer pela forma mais directa, estaremos condenados ao insucesso, pois não iremos estar munidos dos objectos que necessitamos para atingir o destino final, nomeadamente a senha secreta, ou porque não ingerimos alimentos suficientes que permitem fortalecer-nos com vista ao combate final.
A comida e os demais objectos que vamos encontrando ao longo do caminho (e podemos assegurar que todos têm uma utilidade, mesmo que seja para algo que não iremos enfrentar nessa partida específica), são obtidas após alguma exploração ou quando cumprimos certas tarefas. Por exemplo, dentro de um caldeirão ou de uma arca, poderemos encontrar comida, que ingerimos, ou um talismã (ou outro objecto qualquer). A certa altura, um determinado inimigo pode aparecer à nossa frente. Se tivermos o talismã, conseguimos escapar-lhe sem lutar. Se não o tivermos, teremos que enfrentá-lo, provavelmente perdendo mais alguma força. É esse tipo de desafios e de decisões que vamos ter que tomar ao longo de todo o jogo.
Mas se bem que Lobo Solitário é muito divertido, também sofre dos seus pecados. E o maior será a longevidade, que não é assim tão grande. Isso porque os inimigos, armadilhas e objectos encontram-se sempre no mesmo lugar, não de forma aleatória, e inevitavelmente iremos decorar os caminhos "bons" e "maus", ou o local onde se encontram os objectos necessários para conseguirmos chegar a Holmgard. Será então apenas uma questão de persistência e algum mapeamento até conseguirmos cumprir com a missão que nos foi incumbida (em pouco mais de uma hora conseguimos concluir o jogo).
Por outro lado, as opções também não são assim tantas e algumas são mesmo "impostas", sem que tenhamos possibilidade de alterar o nosso destino, por vezes dando a sensação que somos meros artífices de uma força maior que nos empurra para determinado local. Não deixa de ser verdade, mas é preciso ver que estamos perante um jogo de 1986, Português, sem qualquer equipa ou tipo de apoios por detrás, e que aquilo que Cláudio Graça desenvolveu já está a um nível bastante alto. Até mesmo o único ecrã do jogo, e que ocupa a parte de cima do ecrã (apenas o caminho que vamos fazendo vai sendo traçado ao longo do mapa), confere uma atractividade bastante interessante a Lobo Solitário.
Foi assim(re)descoberta mais uma pérola da programação Portuguesa graças ao João Cruz. Para breve iremos disponibilizar o jogo aos nossos leitores, portanto fiquem atentos...
Fish!2 Issue 6: Spring 1997
E agora algo completamente diferente, como diriam os Monty Python...
O Luís Rato comprou um enorme conjunto de disquetes a correrem com o MGT Plus D. Quer isso dizer que no vosso emulador, caso não utilizem a máquina real, terão que activar esta opção. Depois terão que ir ao modo 128 BASIC do emulador, fazer "RUN", para carregar o sistema operativo, e carregar então o ficheiro, fazendo "LOAD p1". Se tudo correr bem, terão acesso ao número 6 do magazine electrónico Fish!.
Se por acaso as coisas não correrem bem, o que é bastante provável, dado que a disquete é bastante temperamental, carreguem o jogo Doomsday, que deixamos na pasta. Façam Reset, "RUN" (à partida o Sistema Operativo será agora carregado, e repitam os passos do parágrafo anterior no modo 128 BASIC.
Poderão aqui descarregar o ficheiro. Boas leituras...
CAAD 60
Já está disponível para descarga (e em pré-venda a versão física) da CAAD número 60. Quem ainda não conhece esta excelente revista, tem o selo de qualidade do nosso amigo Juanjo Muñoz e é fundamental para qualquer aventureiro que se preze.
Do mais recente número, não poderíamos deixar de destacar o enorme e fabuloso artigo sobre os trabalhos de David Jones (o mentor da saga Magic Knight), assim como o jogo dedicado ao The Smiths (The Smiths are Dead), ainda mais relevante devido ao falecimento recente de Andy Rourke. Não se esqueçam, "there is a light that never goes out"...
Poderão aqui vir descarregar a revista.
sexta-feira, 23 de junho de 2023
Super-Basic (MIA)
Super-Basic é mais um dos programas que Steven Brown nos enviou e que ainda não estava preservado. Colmatamos agora esta lacuna.
O programa poderá aqui ser descarregado.
A Capital: Pokes & Dicas - 10 de Agosto de 1990
O ZX Spectrum estava a entrar no ocaso, assim como o tempo do Joaquim Andrade no suplemento d'A Capital. E isto é bem visível no espaço dado aos 8 bits, assim como no discurso do próprio jornalista e criador de jogos. Não obstante, são analisados de forma breve, quatro bons jogos para o ZX Spectrum.
Poderão aqui descarregar o suplemento de 10 de Agosto de 1990.
BASIC Apascalado compilado
Talvez ainda se lembrem do Concurso BASIC Apascalado 2022. Pois quando menos esperarem, teremos outro concurso - esperemos que seja antes do aniversário dos 50 anos do ZX Spectrum...
No concurso anterior verificámos que os programas corriam numa velocidade demasiado lenta. Por isso, no próximo concurso teremos BASIC Apascalado compilado que será muito mais rápido.
Entretanto, ainda existem alguns exemplares do livro do concurso para venda. Quem estiver interessado, poderá clicar na imagem do livro à esquerda, na coluna dos "Parceiros", ou enviar um email para: info@ArcaLusitana.fun.
Bloktris
Ainda recentemente tinha aparecido um clone de Tetris (em BASIC compilado), e já Under4MHz nos oferece novo jogo do género. Desta vez foi desenvolvido para mais de uma dezena de sistemas, incluindo o ZX Spectrum 128K (por causa da música).
O jogo é baseado na versão MS DOS. Curiosamente, ainda muito recentemente o Zé Oliveira nos tinha enviado uma brincadeira que tinha precisamente a ver com essa versão. Parece que estava a adivinhar...
O jogo é bastante fluído, tal como Under4MHz já nos habituou (o seu portfolio de jogos é imenso). Seguramente que vamos ter muitas horas de diversão nos próximos tempos.
Poderão vir aqui descarregar o jogo e dar uma pequena retribuição ao seu autor, o que é muito justo, por mais este magnífico trabalho.
quinta-feira, 22 de junho de 2023
Super Mixage + Test
O nome já o dava a entender, Super Mixage + Test é uma colectânea de pequenos jogos, alguns type-ins, etc., lançado pela Nuova Newel Sftware. Poder-se-á dar o caso de alguns deles até serem MIAs.
Poderão aqui descarregar o conteúdo da cassete, vem de Steven Brown.
Pendu (ZX81 MIA)
Temos hoje mais um programa que obtivemos do lote que o Fernando Salgado nos emprestou. O jogo parece não estar a responder, mas talvez o problema esteja no nosso emulador. De qualquer forma, disponibilizamos o programa, pode ser que algum dos nossos leitores consiga ver onde está o problema.
Poderão aqui descarregar Pendu.
quarta-feira, 21 de junho de 2023
A Chave Mestra (MIA)
A Chave Mestra é uma versão mais evoluída do copiador nacional Gazua. Neste caso estamos perante a versão 4-C, com algumas diferenças relativamente ao original.
Esta versão encontrava-se no lote de cassetes que o Fernando Salgado nos emprestou, podendo aqui ser descarregado.
terça-feira, 20 de junho de 2023
Super Scacchi
Super Scacchi não é mais que o popular jogo de tabuleiro Xadrez, que também foi alvo da Nuova Newel Software. Temos assim mais um jogo desta editora pirata Italiana que nos foi enviado por Steven Brown.
Podem aqui descarregar o jogo.
Diário de Lisboa: Informática - 26 de Fevereiro de 1985
No início de 1985, apenas 1% das empresas em Portugal estavam informatizadas. Outros tempos...
Poderão aqui descarregar o suplemento de 26 de Fevereiro de 1985 do Diário de Lisboa.
Jogos para o ZX Spectrum pela Escola Primária de Bearsden
Como já é habitual por esta altura do ano, o professor Douglas McGregor convida os seus alunos a desenvolverem jogos para ZX Spectrum. Além de ser um projecto educativo fabuloso, os jogos não ficam atrás de muita coisa que se tem feito com o Arcade Game Designer. E estamos a falar de crianças com 9/10 anos de idade...
Assim, para o ano lectivo de 2023, foram criados os seguintes jogos novos (lista em actualização):
- The Lost Puzzle, por Orla
- Bod Run, por Max e Dillan
- Lost, por Neel e Evan
- Adventure Stars, por Katie e Marcus
- Smiley in the hole, por Jackson e Jude
- Cheese VS Mice, por Laura e Marlene
- Retro, por Bilal