Por norma não temos o hábito de fazer grandes análises a demos ou jogos inacabados, a não ser quando são mesmo bons. E é o caso deste Alien Breed, um jogo que se notabilizou no Commodore Amiga, e que passa agora para o ZX Spectrum, mesmo que ainda numa versão demo com apenas cinco níveis e que rapidamente se terminam. Mas permite ver que o motor Ringo-8, desenvolvido por Denis Grachev e utilizado neste jogo, funciona às mil maravilhas.
Em cada um dos níveis temos objectivos diferentes, que passam por encontrar discos de dados, prisioneiros, uma passagem escondida que permite aceder aos decks de carga, ou, no último nível, queimar (é literalmente o termo), todos os ovos alienígenas. Depois de cumprida cada missão, tem que se encontrar o elevador que permite aceder ao nível seguinte.
Os níveis não são compridos, e nem sequer são particularmente difíceis, pois existe muita munição e caixas de primeiros socorros à nossa disposição. Curiosamente, o nível onde passámos mais tempo até foi no quarto, pois não foi fácil dar com a passagem secreta (ou, pelo menos, a forma como ela era activada e aparecia na nave).
Mas o que se nota melhor nesta demo é a enorme fluidez da acção, além, claro, da própria música e som, da autoria de Lee Bee, que contribuem de forma muito eficaz para criar o suspense. Mesmo o grafismo, se primeiro se estranha um pouco, e à semelhança do que acontece com os jogos de Grachev, nos quais nem parece estarmos perante um jogo do ZX Spectrum, depois de uns minutos, já tudo parece normal.
Gostávamos agora de ver mais níveis e de crescente dificuldade (e naves maiores), Esta demo deixou-nos com água na boca e à espera para ver o que virá a seguir.
Podem aqui descarregar Alien Breed, versão demo. Foi criado por Markom.



Nao consigo me registar no Forum da Spectrum Computing. Qual é a palavra a inserir na ultima pregunta do formulario de registo? Obrigado.
ResponderEliminarNão sei qual é a questão. Inscrevi-me há quase 10 anos, nem sabia que colocavam questões, mas deve ser por causa dos bots e batotices que houve para votarem nos melhores do ano.
EliminarI LOVE this! Can't wait to see the full version.
ResponderEliminarit makes two :)
ResponderEliminarCon permiso de André, la demo sin registrase, se puede conseguir de Zxart.
ResponderEliminarQue siendo amante del zx spectrum, hay que tener Planeta sinclair y Zxart, bien guardadas en el navegador, ya que ambas, sobre todo Planeta sinclair, estan al filo de la noticia.
Comentar, que la musica de esta Demo, esta tambien para disfrutar en Zxart.
Comentario, este juego lo disfrute mucho en el Amiga 500, y no esperaba esta conversión, que refleja fielmente la esencia de alien breed, nervios de acero en cada puerta que se abre..
Sempre grato, e ansioso por ver a piada da April.... Que terão preparado para nós no planeta Sinclair...
Muito obrigado. De vez em quando também vou consultar o ZXart, é mais uma página de referência. Abraço :)
Eliminar