Programas preservados


A Astor Software é uma mítica editora que ao longo de vários anos foi lançando programas e jogos originais portugueses (a editora ainda está no activo). Clicando na imagem têm acesso ao material, que inclui, além do software que temos conseguindo vir a preservar, um ficheiro com o catálogo conhecido de originais. 


A Timex Portugal foi responsável pelo lançamento no nosso país, nos primeiros tempos do Spectrum, de dezenas e dezenas de programas devidamente traduzidos. Era o mais parecido com software legal que se podia arranjar na altura. A pasta inclui os muito programas que temos vindo a obter, alguns que nos chegam de Espanha, além de uma pasta com o catálogo conhecido até à data.


A Triudus especializou-se no comércio de hardware e software para os mais variados sistemas. Aliás, em Portugal, nos anos oitenta, foi das mais bem-sucedidas empresas do sector. Além disso, pontualmente dedicava-se a alguma pirataria, lançando algumas colectâneas, sendo a mais famosa a cassete com dez jogos que celebrou o décimo aniversário da empresa.


A SEM foi uma loja (não lhe podemos chamar editora) que colocou no mercado nacional muito software pirata. No entanto, lançou uma compilação interessante, fazendo lembrar a Best Games da Triudus, e que merece estar devidamente preservada.


Zig Zag foi outra colectânea que apareceu em meados dos anos oitenta no nosso país. Mas esta tinha algumas particularidades interessante. Em primeiro lugar porque estava na origem de um campeonato de computadores que passou na RTP. Depois, porque a própria Timex, posteriormente, lançou a cassete contendo os seis jogos, com algumas diferenças relativamente a esta versão.


A pasta de homebrews nacionais inclui alguns dos jogos mais relevantes nacionais e que se encontravam perdidos, ou pelo menos sem estarem disponibilizados na internet. Casos de Play for Peace, Maratona, e outros. Infelizmente Talismã não pode ainda ser disponibilizado (não o vão encontrar na pasta), pois não temos autorização para o fazer.


Ao longo do tempo também temos vindo a preservar muitos type-ins e pequenos programas, que fomos colocando numa pasta específica para o efeito. Podem ser portugueses ou estrangeiros, não fazemos descriminação, encontrando-se agora devidamente guardados. Inclui ainda uma pasta dedicada apenas a Henrique Oliveira (HJCO), dado a quantidade enorme de jogos criados (ou traduzidos) por este programador, assim como de alguns outros programadores amadores. Inclui ainda muitos utilitários que temos vindo a preservar, não só copiadores nacionais, que têm direito a pasta especial, mas uma miríade de pequenos programas para os mais diversos fins, na sua maioria portugueses.


Também existem muitos programas traduzidos para a nossa língua, pelo que também criamos uma pasta apenas para esse feito. A maior parte foram traduzidos da língua inglesa ou espanhola, pois eram aqueles que nos eram mais familiares na altura.


E por fim, para não nos acusarem de chauvinistas, também temos vindo a recuperar uma série de programas estrangeiros, maioritariamente ingleses, com destaque para as Digitapes da Your Sinclair. Mas também encontrámos algumas pérolas que nem os próprios autores possuíam.


Também as disquetes estão a ser alvo de preservação, agora que já possuímos um FDD 3000 da Timex. Estss vão sendo colocadas na pasta respectiva, juntando tudo o que formos conseguido recuperar, seja nacional ou estrangeiro.


18 comentários:

  1. Projeto interessante. Há aqui programas / jogos que desconhecia. Muitos parabéns.
    (http://www.worldofspectrum.org/infoseekpub.cgi?regexp=^Lucio+Marino+M%2e+Quintal$)
    O jogo "NAVE" precisa ser recuperado, mas o meu amigo Laurindo Sobrinho é que terá as cassetes. Vamos ver se conseguimos. É um bom jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que excelente notícia que seria. Já sabem que podem contar connosco para a sua divulgação.

      Se necessitarem de ajuda na preservação também poderemos ajudar.

      Eliminar
    2. E agradecemos as palavras elogiosas :)

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Não consigo encontrar o v/email de contacto.
    Tenho um ficheiro ZIP com todos os jogos do Spectrum, quase 6.000 jogos. AO extair os jogos ficam em pastas por ordem alfabética.
    P.Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse lote estão jogos ainda não preservados? Por exemplo que não constem no World of Spectrum.

      Eliminar
  3. Boas!
    Só para informar que o link do Vota B (Assembl Geral de Artur MSM) está em baixo.
    Obrigado pelo vosso esforço em preservar estas pérolas.

    ResponderEliminar
  4. podiam fazer uma lista do que procuram pois tb posso ter alguns jogos raros

    ResponderEliminar
  5. este arquivo dá erro em todos os emuladores
    Joe-Blob.tzx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas funciona no Fuse. O original do próprio programador tem esse problema. Vamos tentar resolver na versão melhorada.

      https://planetasinclair.blogspot.com/2019/02/joe-blob-lancado-30-anos-depois.html

      Eliminar
  6. Viva, vou ver se nos próximos meses copio algumas cassetes antigas para o PC, quando tenha tempo, tenho um "Curso de Francês", um "Totoloto 2", uma "Agenda Telefónica", um "Clube de Vídeo", um "VU File", e várias outras, eu já postei no grupo no FB e depois um dia a ver se recupero, que poderão estar boas as cassetes, com sorte, ficamos com mais uns softwares antigos. O post está aqui com fotos das cassetes (https://www.facebook.com/groups/ZXSpectrumArrecada/permalink/2820070548010208/). Agora é só recuperá-las.

    ResponderEliminar
  7. Espectaculo! Excelente esforço e trabalho realizado neste blog! Só novidades e programas e jogos que desconhecia. Obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e ainda temos muita coisa para partilhar :)

      Eliminar
    2. o senhor lembra se de um jogo parecido com o sensible soccer mas em portugues acho eu do tempo em que o michel preud homme estava no benfica?

      Eliminar
    3. Nunca ouvi falar. Seria alguma adaptação de um jogo estrangeiro?

      Eliminar
    4. devia ser?
      nao consigo encontrar esse jogo

      Eliminar
    5. Houve muitas adaptações e não estou a ver ninguém em Portugal ter capacidade para fazer um jogo desses para o Spectrum e ainda menos não se tornar conhecido.

      Eliminar