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sexta-feira, 11 de abril de 2025

PAMS Copy (MIA)


PAMS Copy (será esse o nome verdadeiro?), é mais um copiador que encontrámos em cassetes que foram cedidas ao Museu LOAD ZX.

Poderão aqui descarregar o programa.

Binomial Distribution (ZX81 MIA)


Uma forma inovadora de demonstrar a distribuição binomial, é isso que apresenta este pequeno programa para o ZX81 que Steven Brown nos enviou.

Poderão aqui descarregar Binomial Distribution.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Curso de BASIC


Não é propriamente um MIA, mas Curso de BASIC estava alojado num servidor que talvez nem todos tenham conhecimento. Mas o Clóvis Friolani tem um historial imenso de preservações, sendo um grande amigo da comunidade Portuguesa. Disponibilizamos assim este programa por si recuperado. 

Poderão aqui descarregar Curso de BASIC.

Unifile (MIA)


Unifile é mais um pequeno programa do Professor Noémio Ramos que encontrámos nas disquetes que nos enviou. Fizemos também a devida conversão para um .z80, para que possa ser lido sem recurso ao FDD.

Poderão aqui descarregar Unifile.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Jogo Nacional (MIA)


Jogo nacional não oferece a mínima dúvida, foi desenvolvido pelo Luís Radi. E, claro está, foi encontrado no material que estava nas suas cassetes.

Poderão aqui descarregar Jogo Nacional.

Cake Bake (ZX81 type-in)


Cake Bake é mais um pequeno jogo para o ZX81 que nos foi enviado por Steven Brown. É um type-in que saiu na Sinclair Programs número 27.

Poderão aqui descarregar Cake Bake.

terça-feira, 8 de abril de 2025

X-Men (ZX81 MIA)


X-Men, não o jogo da Edge que nunca foi lançado, mas sim o lançamento da Amba Software para o ZX81, ainda não se encontrava preservado. Mais do que isso, nem sequer encontramos referências a este jogo.

Pois agora, graças a Steven Brown e Mark Westmoreland, temos acesso a mais uma pérola. E o jogo, um clone de Pac-Man, é bastante jogável.

Poderão aqui descarregar X-Men.

Time Warden recuperado


A página Games That Weren't (ver aqui), partilhou com a comunidade um jogo de Simon Wadsworth que estava dado como MIA há muito: Time Warden.

Ainda antes de se ter celebrizado com as suas aventuras para o ZX Spectrum, nos primórdios deste, Simon já desenvolvia aventuras de texto para o ZX81. Vejamos o que o autor diz do jogo e que reproduzimos da página da Games That Weren´t.

This was my second full adventure. I submitted it to Bug-Byte, as I had done with The Scepter, but it was never published. It was written using the same source code structure. I’d forgotten all about this game until sorting through a pile of old cassette tapes looking for my copy of The Scepter.

In this adventure you play the Time Warden. While you have been away on vacation and the Key of Time has been lost on the planet Syrius 5. You have 250 turns to recover the key before the end of the Universe.

Convidamo-vos assim a irem à referida página descarregar esta pérola. Desde já os nossos agradecimento a Frank Gasking e à sua equipa, assim como a Michael Hart, por ter preservado o jogo.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Ziona Quest II


Já saiu há uns dias o sucessor de Ziona Quest, um jogo que tinha uma mecânica fora do comum. Ziona Quest II, parte 1, parece ser um arcade platformer mais standard, embora pelo meio se vá encontrar algumas ideias novas.

Quanto à história, após a libertação bem-sucedida da Smart City 336, o herói dessa aventura, exausto da luta, regressou a casa para contar o que tinha encontrado. Ao sair do complexo, conheceu um engenheiro que lhe contou uma história de arrepiar. Basicamente e de forma muito simples, avisou-o de que as tentativas para libertar mais cidades seriam em vão, pois existe uma nova arma, AGAiA 66, que está actualmente em desenvolvimento e deverá ser lançada antes do final do ano. Esta arma quântica foi concebida para interagir com os humanos, cujos corpos foram preparados como receptores digitais, através de injecções vendidas como proteção contra uma doença misteriosa. Uma vez activados, todos os humanos compatíveis serão totalmente integrados no sistema, tornando-se drones subservientes, incapazes de pensar por si próprios e sem qualquer esperança de despertar. O engenheiro disse ainda onde se encontrava o local onde está a ser desenvolvido AGAiA 66 e entregou-lhe as suas credenciais de login. Cabe a nós salvar a humanidade, mais uma vez...

Se este é o vosso tipo de desafio, podem vir aqui descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição ao seu autor, IAMAI Creation. O formato distribuído do jogo não é o mais propício, mas é o que se tem. Esperemos agora pela chegada da parte 2.

CAAD #67


A CAAD número 67 já está disponível. Inacreditável a longevidade desta influente e imprescindível revista Espanhola, obra de Juan José Falcó, que em cada número reúne uma série de amigos e gente ilustre da cena dos 8bits, e que têm em comum o gosto pelas aventuras.

Está agora na altura de apoiarmos este nosso amigo e a melhor forma de o fazerem é descarregar a revista e, se gostarem, encomendarem a versão física. Fazemo-lo sempre e podemos assegurar que a qualidade de impressão  é de topo. É que corremos o risco deste ser o último número. Se isso acontecer, o panorama do ZX Spectrum ficará bem mais pobre.

Podem vir aqui descarregar o último número, assim como os restantes.  

domingo, 6 de abril de 2025

Frames (MIA)


Frames é uma interessante demo, de autor desconhecido, que se encontrava nas cassetes do Luís Radi. Será que tem a ver com o "gang" de Aveiro?

Poderão aqui descarregar Frames.

JND: Micromania (P&B) - 14

A Micromania de 17 de julho de 1988 terá sido uma das primeiras - senão a primeira - que guardei no meu arquivo de recortes. Foi com os mapas de Flying Shark e, especialmente, Through the Trap Door que nasceu em mim o desejo de “desenhar” mapas de jogos, numa altura em que ainda nem sequer tinha computador.


Em 1988, já era fã dos joguinhos de LCD, muito comuns na época. Cheguei mesmo a desmontar um deles para tentar "customizar" o fundo do jogo - sem grande sucesso, diga-se de passagem. Tinha um ou dois livros de programação da Tempos Livres, ensaiava alguns designs muito primitivos de jogos, e acabaria por receber um ZX Spectrum em segunda (ou terceira?) mão algum tempo depois. Esta edição marca, de certa forma, os meus primórdios na área dos videojogos - e a Teknamic deve também um pequeno tributo a esta Micromania.

Além dos mapas e análises, traz ainda mais uma tira dos JN Troopers - Martina Flofh e Chuck investigam as estranhas (e letais) ocorrências num salão de jogos no centro do Porto. Sem dúvida, esta edição representa o melhor da fase inicial da Micromania, sob a liderança de João Cruz.


Podem descarregar a digitalização feita por Miguel Brandão neste link.

sábado, 5 de abril de 2025

PianoLar


O Emanuel Santos, que se celebrizou por construir reconstruir a versão 128K de City Connection, tal e qual como veio ao mundo (ver aqui), e que tem vindo paulatinamente a desenvolver novos utilitários, já tem pronto mais um: PianoLar.

Segundo as suas palavras, esta foi a sua primeira incursão no som do Spectrum, desenvolvendo um gerador de sons com 7 oitavas e a possibilidade de gravar e carregar os dados criados. Criado em assembler, sem utilizar as rotinas da ROM, como habitual.

Podem aqui vir descarregar PianoLar e aproveitar para ver os outros trabalhos do Emanuel.

Faltas, SASE e Crave (FDD MIA)


Depois de um interregno na partilha de programas do Professor Noémio Ramos, temos hoje mais algumas coisas feitas por este nos anos 80. Lembramos que a maior parte dos seus programas foram criados e utilizados para a gestão de turmas e alunos, nas escolas onde o professor leccionava.

Juntamos ainda três dos programas em formato .tap, para que possam ser utilizados sem fazer uso do sistema FDD.

Venham aqui descarregar este material.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Frogger RX


Depois de três semanas a limar pequenas arestas, Allan Turvey lança Frogger RX. Já tínhamos ficado com muito boas sensações deste jogo, como podem aqui ver o que dissemos na altura sobre a demo que foi disponibilizada. 

Tudo nesta versão se encontra ao nível da perfeição que normalmente caracteriza os jogos vindos de Allan. O nível de pormenor, incluindo a música de Lee Bee, e os gráficos, são de outro campeonato, e é um prazer tentar completar os cinco níveis de Frogger RX (depois volta ao início). Mas avisamos já, para se conseguir terminar o quinto nível, mesmo com batotas, é preciso dominar o jogo. São muitos os obstáculos, poucos os locais seguros para se conseguir estar, incluindo os troncos da última fila e que permitem à rã chegar à sua casa, e o tempo é curto, muito curto. Por outro lado, nunca nos divertimos tanto com um jogo de Frogger, como este (e ainda não conseguimos terminar o último nível). Há um antes e um depois de Frogger RX...

Claro que nestes tempos modernos, Allan nunca se esquece de colocar alguns toques "extra" nos jogos. Não podia pois faltar a versão UlaPlus. Para já ainda não existem muitos emuladores com essa opção, mas o que podemos dizer é que vale a pena experimentá-la. Quase que parece que as cores brilham no escuro, senão comparem o ecrã de cima, versão UlaPlus, com o de baixo.

Quem também não gosta de ver conversões de arcada no GOTY, suspeitamos que irá ficar desiludido. É que este jogo irá de certeza fazer parte do evento do próximo ano.

Poderão vir aqui descarregar Frogger RX. Ao adquirirem-no, quer seja a versão digital, quer seja a versão física da Midnight Brew, estarão a contribuir para termos mais obras como esta.

Spiderman: La Ciudad a Oscuras


Carlos Pérezgrin está de regresso ao ZX Spectrum, e desta vez com um género que os nossos vizinhos apreciam especialmente: "make your own adventure".

De facto, o jogo foi desenvolvido com a ferramenta Choose your Destiny (CyD), permitindo juntar à história, baseada nos livros da Marvel, a característica música do Homem Aranha e algumas imagens. Pena para já estar apenas em Castelhanho, não permitindo a quem não domine a língua avançar muito. Por cá, podemos dar-nos por satisfeitos, os Portugueses estão mais que habituados aos jogos de língua Espanhola e não será problema algum chegar até ao fim de Spiderman.

Poderão vir aqui descarregar este promissor jogo.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Ficheiro (MIA)


Ficheiro é mais uma base de dados, desta feita para catalogar jogos de computador. Encontrava-se numa das cassetes do Luís Radi.

Poderão aqui vir descarregar este programa, de origem e data desconhecida. 

Mega BASIC e Mallard BASIC (FDD)


O Professor António Queirós, que nos honrou com a sua presença num fabuloso seminário que decorreu em Cantanhede em 2023, partilhou connosco as suas disquetes. O João Encarnado meteu mão às obra e começou a recuperar o material.

A primeira delas tem o Mega BASIC e o Mallard BASIC para CP/M. Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Software para Impressora


José Manuel, de El Trastero del Spectrum, enviou-nos Software para Impressora. Suspeitamos que seja uma adaptação Brasileira para um programa nacional. Se algum leitor Brasileiro souber a origem deste programa, somos todos ouvidos...

Poderão aqui descarregar o programa.

Bets (ZX81 MIA)


De Steven Brown chega mais um pequeno programa para o ZX81 e que ainda se encontrava por recuperar. Assim, Bets simula uma roleta de casino, e mesmo faltando algumas opções, está interessante.

Poderão aqui descarregar Bets.

Mentira de 1 de Abril


Certamente que todos os nossos leitores já se aperceberam que o Planeta Sinclair não fechou e que tudo não passou de uma brincadeira do dia das mentiras. À semelhança do que as revistas Britânicas faziam nessa altura, também nós "provocámos" os nossos leitores. O que desconhecíamos era que o dia das Mentiras em Espanha é celebrado noutra data, por isso o impacto nesse país desta notícia foi ainda maior (esperemos que nos perdoem esta pequena provocação).

Brincadeiras à parte, foi com muita satisfação que vimos o carinho da comunidade e a "indignação" por termos dito que íamos encerrar a actividade. Não se preocupem, ainda vamos andar por aqui durante muito tempo, pelo menos enquanto a saúde nos permita. Venham assim mais 10 anos!

terça-feira, 1 de abril de 2025

Very Nasty Mountain (ZX81 MIA)


De Steven Brown e Mark Westmoreland, chega-nos mais uma aventura para o ZX81 que ainda estava dada como perdida. Curiosamente, Very Nasty Mountain até está catalogado a Spectrum Computing, mas apenas como uma versão para o ZX Spectrum. Será que está correcto? Ou será que houve confusão com a versão para ZX81 (os anúncios das revistas da época nem sempre eram muito detalhados).

Poderão aqui descarregar este jogo.

Freeze-ZX


Não, não é brincadeira de 1 de Abril. Aparentemente vai estar nos escaparates uma nova revista dedicada ao ZX Spectrum (e falava-se ainda não há muito tempo de uma outra, vinda dos autores do Amiga Addict). É caso para dizer que com estas revistas, mais a Crash Micro Fusion, mais o próprio fanzine do Museu ZX (e ainda há por ai mais uns tantos aos quais ainda não tivemos acesso), não há fome que não dê em fartura. Veremos se o mercado consegue absorver tanta coisa.

Quanto à revista, os editores já têm experiência com uma revista semelhante para o C**** 64. Esperemos assim que estejam sensíveis para um público mais requintado, como é o do ZX Spectrum (hoje é 1 de Abril, tudo se perdoa...).

Se a notícia vos despertou o interesse, poderão aqui vir ver mais detalhes sobre o primeiro número.

Fim do Planeta Sinclair


Porque tudo tem um princípio e tudo tem um fim...

Esta é a notícia que não queríamos dar. Ao fim de quase 10 anos, o Planeta Sinclair vai encerrar. Foram muitos posts, muitas recuperações de programas e jogos, e muitas horas que todos os colaboradores dedicaram ao blogue. 

Saímos de consciência tranquila, com a noção que existe um antes e um depois do Planeta Sinclair no panorama nacional do ZX Spectrum. 

Não iremos desaparecer, vão continuar a ver-nos por ai, mas em outros projectos. Além disso, vamos manter o blogue no ar durante uns tempos, antes deste se volatilizar definitivamente. Assim, terão tempo de ir descarregar o material que ainda se encontra na dropbox.

O nosso agradecimento a todos aqueles que acarinharam este projecto.

Assinado: a equipa Planeta Sinclair