PAMS Copy (será esse o nome verdadeiro?), é mais um copiador que encontrámos em cassetes que foram cedidas ao Museu LOAD ZX.
Poderão aqui descarregar o programa.
Poderão aqui descarregar o programa.
Poderão aqui descarregar Binomial Distribution.
Poderão aqui descarregar Curso de BASIC.
Poderão aqui descarregar Unifile.
Poderão aqui descarregar Jogo Nacional.
Poderão aqui descarregar Cake Bake.
Pois agora, graças a Steven Brown e Mark Westmoreland, temos acesso a mais uma pérola. E o jogo, um clone de Pac-Man, é bastante jogável.
Poderão aqui descarregar X-Men.
Ainda antes de se ter celebrizado com as suas aventuras para o ZX Spectrum, nos primórdios deste, Simon já desenvolvia aventuras de texto para o ZX81. Vejamos o que o autor diz do jogo e que reproduzimos da página da Games That Weren´t.
This was my second full adventure. I submitted it to Bug-Byte, as I had done with The Scepter, but it was never published. It was written using the same source code structure. I’d forgotten all about this game until sorting through a pile of old cassette tapes looking for my copy of The Scepter.
In this adventure you play the Time Warden. While you have been away on vacation and the Key of Time has been lost on the planet Syrius 5. You have 250 turns to recover the key before the end of the Universe.
Convidamo-vos assim a irem à referida página descarregar esta pérola. Desde já os nossos agradecimento a Frank Gasking e à sua equipa, assim como a Michael Hart, por ter preservado o jogo.
Quanto à história, após a libertação bem-sucedida da Smart City 336, o herói dessa aventura, exausto da luta, regressou a casa para contar o que tinha encontrado. Ao sair do complexo, conheceu um engenheiro que lhe contou uma história de arrepiar. Basicamente e de forma muito simples, avisou-o de que as tentativas para libertar mais cidades seriam em vão, pois existe uma nova arma, AGAiA 66, que está actualmente em desenvolvimento e deverá ser lançada antes do final do ano. Esta arma quântica foi concebida para interagir com os humanos, cujos corpos foram preparados como receptores digitais, através de injecções vendidas como proteção contra uma doença misteriosa. Uma vez activados, todos os humanos compatíveis serão totalmente integrados no sistema, tornando-se drones subservientes, incapazes de pensar por si próprios e sem qualquer esperança de despertar. O engenheiro disse ainda onde se encontrava o local onde está a ser desenvolvido AGAiA 66 e entregou-lhe as suas credenciais de login. Cabe a nós salvar a humanidade, mais uma vez...
Se este é o vosso tipo de desafio, podem vir aqui descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição ao seu autor, IAMAI Creation. O formato distribuído do jogo não é o mais propício, mas é o que se tem. Esperemos agora pela chegada da parte 2.
Está agora na altura de apoiarmos este nosso amigo e a melhor forma de o fazerem é descarregar a revista e, se gostarem, encomendarem a versão física. Fazemo-lo sempre e podemos assegurar que a qualidade de impressão é de topo. É que corremos o risco deste ser o último número. Se isso acontecer, o panorama do ZX Spectrum ficará bem mais pobre.
Podem vir aqui descarregar o último número, assim como os restantes.
Poderão aqui descarregar Frames.
A Micromania de 17 de julho de 1988 terá sido uma das primeiras - senão a primeira - que guardei no meu arquivo de recortes. Foi com os mapas de Flying Shark e, especialmente, Through the Trap Door que nasceu em mim o desejo de “desenhar” mapas de jogos, numa altura em que ainda nem sequer tinha computador.
Além dos mapas e análises, traz ainda mais uma tira dos JN Troopers - Martina Flofh e Chuck investigam as estranhas (e letais) ocorrências num salão de jogos no centro do Porto. Sem dúvida, esta edição representa o melhor da fase inicial da Micromania, sob a liderança de João Cruz.
Segundo as suas palavras, esta foi a sua primeira incursão no som do Spectrum, desenvolvendo um gerador de sons com 7 oitavas e a possibilidade de gravar e carregar os dados criados. Criado em assembler, sem utilizar as rotinas da ROM, como habitual.
Podem aqui vir descarregar PianoLar e aproveitar para ver os outros trabalhos do Emanuel.
Juntamos ainda três dos programas em formato .tap, para que possam ser utilizados sem fazer uso do sistema FDD.
Venham aqui descarregar este material.
Tudo nesta versão se encontra ao nível da perfeição que normalmente caracteriza os jogos vindos de Allan. O nível de pormenor, incluindo a música de Lee Bee, e os gráficos, são de outro campeonato, e é um prazer tentar completar os cinco níveis de Frogger RX (depois volta ao início). Mas avisamos já, para se conseguir terminar o quinto nível, mesmo com batotas, é preciso dominar o jogo. São muitos os obstáculos, poucos os locais seguros para se conseguir estar, incluindo os troncos da última fila e que permitem à rã chegar à sua casa, e o tempo é curto, muito curto. Por outro lado, nunca nos divertimos tanto com um jogo de Frogger, como este (e ainda não conseguimos terminar o último nível). Há um antes e um depois de Frogger RX...
Claro que nestes tempos modernos, Allan nunca se esquece de colocar alguns toques "extra" nos jogos. Não podia pois faltar a versão UlaPlus. Para já ainda não existem muitos emuladores com essa opção, mas o que podemos dizer é que vale a pena experimentá-la. Quase que parece que as cores brilham no escuro, senão comparem o ecrã de cima, versão UlaPlus, com o de baixo.
Quem também não gosta de ver conversões de arcada no GOTY, suspeitamos que irá ficar desiludido. É que este jogo irá de certeza fazer parte do evento do próximo ano.
Poderão vir aqui descarregar Frogger RX. Ao adquirirem-no, quer seja a versão digital, quer seja a versão física da Midnight Brew, estarão a contribuir para termos mais obras como esta.
De facto, o jogo foi desenvolvido com a ferramenta Choose your Destiny (CyD), permitindo juntar à história, baseada nos livros da Marvel, a característica música do Homem Aranha e algumas imagens. Pena para já estar apenas em Castelhanho, não permitindo a quem não domine a língua avançar muito. Por cá, podemos dar-nos por satisfeitos, os Portugueses estão mais que habituados aos jogos de língua Espanhola e não será problema algum chegar até ao fim de Spiderman.
Poderão vir aqui descarregar este promissor jogo.
Poderão aqui vir descarregar este programa, de origem e data desconhecida.
A primeira delas tem o Mega BASIC e o Mallard BASIC para CP/M. Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.
Poderão aqui descarregar o programa.
Poderão aqui descarregar Bets.
Brincadeiras à parte, foi com muita satisfação que vimos o carinho da comunidade e a "indignação" por termos dito que íamos encerrar a actividade. Não se preocupem, ainda vamos andar por aqui durante muito tempo, pelo menos enquanto a saúde nos permita. Venham assim mais 10 anos!
Poderão aqui descarregar este jogo.
Quanto à revista, os editores já têm experiência com uma revista semelhante para o C**** 64. Esperemos assim que estejam sensíveis para um público mais requintado, como é o do ZX Spectrum (hoje é 1 de Abril, tudo se perdoa...).
Se a notícia vos despertou o interesse, poderão aqui vir ver mais detalhes sobre o primeiro número.
Esta é a notícia que não queríamos dar. Ao fim de quase 10 anos, o Planeta Sinclair vai encerrar. Foram muitos posts, muitas recuperações de programas e jogos, e muitas horas que todos os colaboradores dedicaram ao blogue.
Saímos de consciência tranquila, com a noção que existe um antes e um depois do Planeta Sinclair no panorama nacional do ZX Spectrum.
Não iremos desaparecer, vão continuar a ver-nos por ai, mas em outros projectos. Além disso, vamos manter o blogue no ar durante uns tempos, antes deste se volatilizar definitivamente. Assim, terão tempo de ir descarregar o material que ainda se encontra na dropbox.
O nosso agradecimento a todos aqueles que acarinharam este projecto.
Assinado: a equipa Planeta Sinclair