Páginas

Páginas aconselhadas

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Oh No! More Monkeys


Nome: Oh No! More Monkeys
Editora: Softimar
Autor: Mário Armão Ferreira
Ano de lançamento: 2025
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Mário Armão Ferreira continua bem embalado, a criar jogos com um template a simular uma handheld e que já se tornou a sua imagem de marca, não obstante também criar jogos noutros modelos (esperem para breve mais uma enorme novidade).

E este seu novo jogo, Oh No! More Monkeys, até é baseado numa handheld que jogou enquanto criança, embora não se lembre inteiramente da sua mecânica. Assim, replicou aquilo que ainda tinha na memória, numa adaptação um tanto ou quanto livre, tendo acrescentado outros elementos que lhe pareceram bem. Isso porque quando o jogo foi compilado, sem estes elementos extra, a tarefa era demasiado fácil (podemos assegurar que isso é verdade, pois fomos testando várias versões ao longo do seu desenvolvimento).

O objectivo do jogo é evitar que os macacos roubem os cocos de três coqueiros que fazem parte do cenário. Para isso, sempre que estes se encontram no último patamar da árvore, uma boa paulada tira-lhes a ideia de roubar os apetecidos e aguados frutos.

Tudo se desenrola a grande velocidade e a cada 50 pontos que façamos, a velocidade aumenta mais um pouco. Até ai tudo bem, o pior é quando atingimos os 200 pontos e aparece a águia. Se esta nos apanha, rouba-nos o pau e perdemos uma vida. Claro que há forma de a evitar, para isso basta não estar debaixo dela quando esta mostra as garras. Ou então, quando o macaco se encontra no último patamar do coqueiro, se formos suficientemente rápidos, também escapamos à águia. Como diz o ditado: "practice makes perfect"...

Mas o Mário pensou (e bem), que poderia aumentar ainda um pouco mais a dificuldade do jogo. Assim, quando atingimos os 400 pontos é acrescentado um obstáculo extra e quando atingimos os 450 pontos, ai sim, só os mais habilidosos vão conseguir seguir em frente. É que nessa altura o dia acaba e chega a noite, e a visibilidade diminui bastante. Conseguir, nesta altura, estar de olho nos macacos e na águia, é quase impossível e começamos a jogar por instinto. Com os resultados esperados, claro.

Oh No! More Monkeys é mais um excelente jogo do Mário, que tem feito uma evolução assinalável, ainda mais tendo em conta que esteve 35 anos afastado da programação BASIC. Este é daqueles jogos que entranha logo se torna viciante, sendo o ideal para jogar em família (é o que vamos fazer na próxima reunião familiar, entrando no campeonato que temos vindo a fazer).

8 comentários:

  1. Muito bom ver produções portuguesas!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente este jogo que parece simples é deveras complexo. O facto de haver macacos mais rápidos obriga a verificar se o caminho à frente está livre para eles. E a aceleração obriga a ler os refrescamentos de ecrã (o Spectrum não tem relógio), e a forçar o processamento ao fim de x ciclos.
    Foi deveras complexo, e já obrigou a algum conhecimento do Spectrum que adquiri entretanto

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/9/25 00:08

    Em miúdo, os primeiros videojogos com que brinquei foram "mini-games" handheld deste tipo. Em seguida veio o Spectrum e o Timex, e claro que não olhei mais para trás.

    Após estes anos todos, agora uso um PC moderno, para dentro dele emular um Spectrum, para dentro dele emular mini-games handheld pré-Spectrum...

    O mundo é um sítio estranho. :)))

    ResponderEliminar
  5. O jogo utiliza rotinas Assembly, ou é mesmo tudo BASIC? A mesma pergunta para o Banana Shake.

    Se for tudo BASIC (também pode ser compilado!), porque não participar com um deles no Concurso Bytemaniacos BASIC 2025 ? Julgo que faria bastante boa figura, ganhe ou não ganhe, e assim também teria mais exposição internacional.

    Não é nada de complicado, basta consultar a página do concurso e enviar o jogo para o email indicado. Ainda estão a aceitar entradas até 31 de Outubro:

    https://bytemaniacos.com/web/?page_id=4152

    Vamos pôr mais talento Português na cena Spectrum. :)

    ResponderEliminar
  6. O Banana Shake tem assembler para reproduzir a música. Uma versão sem música poderia ser feita!
    Tanto o Banana Shake como o Oh No! More Monkeys usam assembler para meter a imagem em RAM comprimida. Mas mais uma vez poderiam ambos ser alterados para não o fazer.

    Eu não pretendo competir. Quero apenas que as pessoas joguem e de divirtam.

    ResponderEliminar