tag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post5202949486671275029..comments2024-03-28T13:23:35.192+00:00Comments on Planeta Sinclair: Arkanoid III (MIA)André Leãohttp://www.blogger.com/profile/09683379206345179398noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-31680849464610623552022-05-30T22:31:04.737+01:002022-05-30T22:31:04.737+01:00Obrigado. =)
Em Portugal, só conheço o TLA. Mas ...Obrigado. =)<br /> <br />Em Portugal, só conheço o TLA. Mas tenho quase a certeza que o programador que colaborou comigo no "fix" para os Timex (Pedro J. Fernandes), compatibilizou uns poucos de outros jogos que também não "entravam" nos TC2048/TC2068. Não sei precisar quais.<br /> <br />O Pedro Fernandes, entre outras "proezas", foi o primeiro Português a quebrar a protecção anti-copiadores que a Elite criou para o "Commando".<br />Paulo Sousanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-55071498773328389902022-05-30T21:39:49.437+01:002022-05-30T21:39:49.437+01:00Sim, é o que é referido e que eu me lembrava.
Abso...Sim, é o que é referido e que eu me lembrava.<br />Absolutamente fantástico a criação do dual loader :)<br /><br />Nas pesquisas que tenho efectuado por alguns "threads" , quando faço a tradução do polaco por vezes fico com a impressão que ainda existiram uns quantos jogos que apresentavam esse problema de compatibilidade mas nunca encontrei uma lista.<br /><br />Há já alguns anos atrás troquei impressões com um membro do fórum polaco que também anda pelo WOS e ele disse-me que tinha um arquivo de cerca de 60Mbytes em imagens de jogos modificados para correr no TC2048 mas infelizmente nunca chegou a partilhá-los pelo que fiquei sempre com essas dúvidas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-89132032948984125242022-05-30T13:46:43.010+01:002022-05-30T13:46:43.010+01:00Se a memória não me falha, para além do "The ...Se a memória não me falha, para além do "The Last Arkanoid", houve outros jogos (poucos) que foram "compatibilizados" com o TC2048.<br /> <br />A razão pela qual determinados jogos não carregavam no TC2048 deve-se essencialmente diferenças num pequeno set de instruções na ROM e também na ULA melhorada deste, que impediam compatibilidade a 100% com o ZX Spectrum.<br /> <br />Fui eu que fiz o "dual loader" do TLA para a JONU, uma loja de Lisboa que existia na Av. Grão Vasco, zona de Benfica, num TC2048 comprado lá. =)Paulo Sousanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-1834892761963197382022-05-30T12:38:53.735+01:002022-05-30T12:38:53.735+01:00Sinceramente não sei, mas até poderei perguntar ao...Sinceramente não sei, mas até poderei perguntar ao Paulo Sousa, o criador do The Last Arkanoid.<br /><br />A única coisa que tenho conhecimento a nível de adaptações nos programas eram as feitas pela Timex para aproveitar o modo gráfico expandido do 2068.André Leãohttps://www.blogger.com/profile/09683379206345179398noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-50825520814110225742022-05-30T11:55:11.604+01:002022-05-30T11:55:11.604+01:00A propósito do "(The Last) Arkanoid" que...A propósito do "(The Last) Arkanoid" que incorporava o modo dual e que permitia que o jogo corresse no TC2048:<br /><br />Sabem se houveram outro jogos que continham esse menu ou que foram alterados de maneira a funcionar correctamente no TC2048 (modificações nacionais ou estrangeiras) ?<br /><br />É um assunto que nunca vi muito bem esclarecido, e não sei até que ponto é que a compatibilidade do TC2048 com os jogos do Spectrum será (seria?) de 99%.<br /><br />Digo isto porque tomei conhecimento num fórum polaco ligado aos Timex que era frequente aparecer numas revistas lá deles listagens ou instruções em como modificar certos jogos para correr nesses computadores, que eram muito populares na Polónia.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-15923847430505804582022-05-28T23:04:38.054+01:002022-05-28T23:04:38.054+01:00excelente :)excelente :)André Leãohttps://www.blogger.com/profile/09683379206345179398noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-58945779509742840002022-05-28T21:27:20.150+01:002022-05-28T21:27:20.150+01:00Ah, e recordo-me agora, foi precisamente neste &qu...Ah, e recordo-me agora, foi precisamente neste "debug" do Arkanoid que aproveitei a rotina de som dele para criar a tal música do Jean-Michel Jarre, que falei noutro post!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2674484026121308658.post-78798026370879214312022-05-28T18:10:37.369+01:002022-05-28T18:10:37.369+01:00Recordo-me de ter brincado um pouco com os níveis ...Recordo-me de ter brincado um pouco com os níveis do Arkanoid original, mas não fiz nenhum "level editor". Na realidade é fácil criar níveis, cada tijolo tem o seu atributo e posição numa tabela bem definida. Mas isso já foi há mais de trinta anos... ;-)<br />Paula Silvahttps://www.blogger.com/profile/07350910521211661138noreply@blogger.com