O sonho de qualquer adolescente (tipicamente impaciente) que viveu esse período da sua vida nos anos 80 era o de conseguir carregar instantaneamente os jogos para o Spectrum. Na altura havia algumas alternativas, dispendiosas, e cujos resultados eram apenas parciais (a noção de instantâneo ainda estava muito longe da noção actual). Entretanto surgiram recentemente várias alternativas, tendo-nos chegado agora o Dandanator! Mini, versão 2.1.
O Dandanator, em termos muito genéricos, é um cartucho de jogos para o Spectrum. Sendo um periférico de memória externa (eeprom), permite a leitura de jogos em modo "cartucho" e no carregamento de programas de formato snapshot (SNA e Z80), mas também TAP e ROM. Os conteúdos podem ser actualizados a partir do próprio Spectrum, sem a necessidade de hardware adicional, através de áudio, através da saída do Kempston ou até através do Divide / DivMMC. A partir da versão 2.0 já está assim incluído um interface para o joystick Kempston.
Mas o melhor de tudo são as funcionalidades que este periférico permite:
- Carregamento imediato dos programas
- Carregamento de jogos de 128 K
- 512k de memória, permitindo o carregamento de jogos multi-nível
- Compressão de jogos
- Emulação Ramjet3
- Introdução automática de pokes (acedendo à biblioteca)
- Pausar o programa / jogo
- Saída para Kempston
- Compatível com o Spectrum e a maioria dos clones, incluindo o Spectrum Next e o Harlequin
- Permite acoplar outros periféricos (DivMMC, por exemplo)
- Utiliza uma App para Windows, MacOS e Linux para criar, transferir e organizar os programas
- Carregamento imediato do ZX Diagnostics Test (de Brendon Alford e Dylan Smith)
Daquilo que fomos vendo (ainda não experimentámos a actualizar o firmware ou acrescentar mais jogos), é um periférico bastante útil e com um preço imbatível. A versão que temos em nosso poder (programável) tem um custo de 19,90 €. Já a versão normal tem um custo de apenas 14.90 €.
Por enquanto, aquilo que achamos que pode ser melhorado, não está relacionado directamente com o aparelho, mas sim com os acessórios, que têm vindo a ser actualizados, diga-se. Assim, seria interessante haver um manual em português (existe para já em espanhol e inglês), e que no próprio manual do utilizador viessem descritos os passos para a atualização do firmware e administração dos jogos através da App. Embora esteja exemplificado através de vídeos disponíveis no You Tube, seria uma mais-valia o manual também incluir passo-a-passo estes procedimentos.
Tendo em conta as imensas possibilidades que o Dandanator traz, ficámos plenamente satisfeitos com este periférico. Aconselha-se também a versão programável, uma vez que aumenta substancialmente as opções ao nível do software.
Se o quiserem adquirir, em Portugal poderão contactar a Retroshop (sales@retroshop.pt), no Brasil poderão contactar o Márcio Nascimento, na sua página do Facebook.
Sem comentários:
Enviar um comentário