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domingo, 2 de dezembro de 2018
Graal (MIA)
E a mais recente "bomba" é um jogo que não se encontra em lado algum da internet, desconhecendo-se praticamente tudo de Graal. Aparentemente o autor será italiano, Fabbri Franco, tendo sido lançado pela Hardtek Software. Felizmente uma das cópias deste jogo, encontra-se no nosso país, mais precisamente com Victor Machado, que nos fez chegar um ficheiro wav, que entretanto convertemos para .tzx (tal como no passado fizemos com Playdays).
Mas Graal é também dos jogos mais difíceis que alguma vez vimos. Jet Set Willy é uma verdadeira brincadeira de crianças ao pé deste jogo, que logicamente vai buscar toda a sua inspiração à obra de Matthew Smith. Desde o tipo de armadilhas, passando pelo piso que se destrói quando o pisamos, até à música, tudo nos faz lembrar as aventuras do famoso mineiro. No entanto as semelhanças ficam-se por ai, pois Graal não atinge o brilho do jogo em que se inspira, muito pelo contrário. Além da falta de originalidade e da dificuldade extrema, também não se entende muito bem a sequência das salas, pois por vezes, quando passamos de um ecrã para outro, vamos parar a lugares inesperados. E contem também com o síndroma da morte súbita...
De qualquer forma esta relíquia encontra-se agora preservada para a posteridade, podendo aqui ser descarregada. Agradece-se a quem tenha mais informações sobre esta pérola que nos faça também chegar.
Eh pra isso que eu pago internet! :)
ResponderEliminarHi, i am Roberto from Italy
ResponderEliminarThe game Graal It doesn't work
Hi Roberto, will return to Portugal in two weeks and will check the game. Thanks
EliminarOlá pessoal, sou Fabbri Franco e fico feliz que este jogo tenha sido recuperado do esquecimento.
ResponderEliminarSim, o jogo é difícil, mas já vinham saindo interfaces para inserir pokes em tempo real e ter vidas infinitas, então não havia necessidade de fazer um teste beta antes do lançamento...
Não é verdade que a mudança de uma sala para outra seja aleatória. Um mapa deve ser feito.
Mesmo com vidas infinitas, o jogo termina muito bem.
Um pouco de background para os amantes da programação..., quando a B.V Interface me pediu para proteger o jogo, eu me perguntei o que era mais difícil, para os meios da época (1985), interceptar a rotina de carregamento?
Obviamente, não era apenas para ocultá-lo, mas também para alterar a sincronização das duas rotinas de "carregar e "salvar" sem ter o básico atuando como intermediário.
Na verdade, o jogo foi carregado com um simples LOAD "" CODE carregando todos os 64 Kb de memória do espectro.
Ao fazer isso havia um pequeno problema a resolver: depois de carregar onde ficava a pilha onde deveria estar o endereço de início do jogo?
Então você tinha que saber exatamente onde o controle retornaria para a CPU Z80 e colocar esse endereço lá.
Foi muito divertido para mim programar este jogo inspirado no filme de Boorman "Exalibur" lançado alguns anos antes.
Atenciosamente e feliz Spectrum a todos.
Fabbri, muito obrigado por esta informarão "extra". Grande abraço de Portugal.
EliminarGod Mode Pokes:
ResponderEliminar$8FCC A6 (dec.166)
$8Fcd C0 (dec.192)
$8FD8 A6 (dec.166)
$8FD9 C0 (dec.192)
INF. LIFE Poke:
$8923 35 (dec.53)
eheh, brilliant, thanks :)
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