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sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
Octukitty (Ft. Octav1us Kitten)
Nome: Octukitty (Ft. Octav1us Kitten)
Editora: NA
Autor: Narwhal
Ano de lançamento: 2018
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1
Narwhal já não dava sinal de vida há mais de um ano, desde que lançou Blimpgeddon. Na altura tínhamos gostado bastante do jogo, embora pecasse pelo elevado grau de dificuldade. Lançou agora Octukitty, jogo com parecenças com o primeiro, mas com o nível de dificuldade diminuído. Demais, até. Mas vamos primeiro à sua história.
A nossa heroína, Octav1us, acordou um dia na sua casa, mas esta estava inesperadamente vazia. Foi então de quarto de quarto em quarto à procura de Squidges (o polvo). Na casa não estava, pelo que foi à busca dele no jardim. No fundo do jardim, encontrou uma porta que estranhamente estava trancada por um cadeado, e que para ser aberta necessitava de seis chaves. Ao pegar no cadeado, Octav1us foi subitamente tele-transportada de volta ao quarto. Pensou então para si: "acho que vou ter que encontrar essas chaves".
Começa aqui mais um típico jogo de plataformas, onde saltando (ou nadando), temos que ir evitando os muitos inimigos que em movimentos regulares bloqueiam as passagens, procurando as chaves necessárias para abrir o cadeado. Existem outros obstáculos, como o fogo e minas que terão que ser evitados. Por vezes alguns pontos de passagem também se encontram fechados e é necessário activar uma alavanca para se conseguir passar para os cenários seguintes.
Para nos ajudar, e dado que não podemos disparar contra os inimigos ou obstáculos, podemos plantar um gato (daí o "kitty" do título?), que passado alguns segundos explode, sequência semelhante ao que acontecia com o pato em Blimpgeddon. Mas ao contrário deste, o objectivo não é eliminar os inimigos, mas sim colocar um ponto de apoio para se atingir plataformas mais elevadas.
O jogo faz-nos também lembrar alguns dos trabalhos de Andy Johns ou John Blythe, mas com um pouco menos de profundidade, isto é cenários. Apesar de ter uma boa jogabilidade, gráficos muito agradáveis e música a condizer, parece-nos curto, tanto que o terminámos logo nas primeiras tentativas e sem fazer grande esforço, mas isso porque o sistema de colisão, demasiado benevolente, também nos favorece. Assim, o ideal seria, ao nível da dificuldade, ter-se um meio-termo entre este jogo e Blimpgeddon. Ou isso, ou aumentar-se o número de cenários e inimigos a negociar, se bem que nos pareça que aqui entra a limitação ao nível da memória (o jogo foi criado com recurso ao Arcade Game Designer).
De qualquer forma, quem experimentar Octukitty não vai dar o tempo por perdido, em especial quem gosta deste tipo de jogos. Ainda mais sendo gratuito, podendo aqui ser obtido.
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