Páginas
▼
Páginas aconselhadas
▼
quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
Xenoxxx Funtime Show
Nome: Xenoxxx Funtime Show
Editora: NA
Autor: David W.
Ano de lançamento: 2018
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Continuamos ainda na senda da recuperação dos jogos de 2018 que escaparam ao nossos olhos, e demos agora com um dos mais estranhos que vimos até agora. Aliás, Xenoxxx Funtime Show é mais do que um mero jogo, este é apenas uma vertente de um pacote mais abrangente, cujas duas primeiras partes são uma colecção de slides (assim denominados pelo autor), e que de certa forma nos enquadra na misteriosa história que o envolve.
De referir também que Xenoxxx Funtime Show é baseado na série "Mr. Biffo's Found Footage", uma colecção de seis pequenos episódios com humor nonsense de Paul Rose, que desconhecíamos por completo, mas que a julgar pelas críticas, merece que se dê uma espreitadela.
O autor também tem ampla informação na sua página, onde além de poderem descarregar Xenoxxx Funtime Show, encontram o código-fonte, dicas, a história que o inspirou a criar o programa, uma capa para a cassete (aqui reproduzida), e até um mapa do próprio jogo, com todas as referências importantes que se encontram em cada local. Aconselhamos fortemente a que o descarreguem, sendo a forma mais rápida de irem avançando nesta aventura.
Depois de passarmos pela apresentação (se digitarem "214214" no ecrã inicial, avançam imediatamente para o jogo), começa a missão. Controlamos um "roamer", que tal como o nome indica, vagueia por um bunker nuclear sem fazer a mínima ideia do que procura. A solução é explorar, explorar, explorar. Ao fazê-lo irá encontrar pistas ao longo do seu trajecto, diferentes personagens pertencentes a três facções inimigas, e até uma fada que supostamente nos concede vidas infinitas (dizemos supostamente pois de cada vez que perdemos a vida o jogo bloqueia).
Apesar desta aventura nos ter seduzido inicialmente (somos adeptos de mistérios), depressa fomos perdendo o encanto. E nada tem a ver com o som e gráficos pouco mais que básicos. O que aqui nos parece que falha (ou não fomos perspicazes o suficiente para o descobrir), é o sentido daquilo que temos que fazer. Limitamo-nos a percorrer infinitamente os corredores, a encetar o diálogo com os personagens, a procurar pelas dicas nas várias salas, não chegando a lugar algum.
Também o acesso ao menu / computador de bordo (carregar na tecla "5) não traz qualquer novidade, pois deixa-nos apenas com 2 opções, além da de voltar ao jogo: escolher o nível de volume (que não tem qualquer consequência), ou escolher o modo de segurança, que pede o código que encontram na chapa de matrícula do carro abandonado, mas que invariavelmente rebenta com o roamer, bloqueando de seguida o jogo.
Aliás, fomos encontrando alguns bugs pelo meio, fazendo com que o jogo vá abaixo pontualmente, pelo menos no emulador que utilizámos (ZX Spin). Parece que o jogo ainda requer algumas afinações, parecendo mesmo que não está completo. Ou isso, ou realmente não percebemos o conceito de Xenoxxx Funtime Show, o que é uma pena, pois inicialmente parecia ter bastante potencial. Talvez o autor ainda faça melhorias no jogo (a sua página tem vindo a ser regularmente actualizada), potenciando toda a áurea de mistério e diversidade que já existe. Nesse caso, poderemos vir a ter um desafio bem melhor...
Olá André
ResponderEliminarObrigado por jogar.
Desculpe pelo meu mau português, que é traduzido por computador. É confuso o suficiente para assistir "Mr. Biffo's Found Footage" se você fala inglês, então você fez bem em chegar tão longe no jogo!
Para o jogo, eu tenho uma pista sobre o "Roamer". O objetivo é explodir, então o truque é escolher o melhor lugar para a explosão. Se você gostaria de tentar muitas explosões, então continue se movendo em direção a 39 no mapa, o que abrirá o caminho para a fada.
Se você gostaria de provar "Mr. Biffo's Found Footage", então aqui está o grande final. Isto é confuso:
https://www.youtube.com/watch?v=AegZz2NxjOc
Se você gostaria de conhecer o "Roamer" original, ele aparece aqui. Também é confuso:
https://www.youtube.com/watch?v=RqnnxgmDBvk
No jogo, há alguns "bugs" deliberados, nos quadrados pretos no mapa numerado, porque os túneis são um lugar muito estranho. No entanto, o jogo nunca deve redefinir ou travar o ZX Spectrum como se o poder tivesse sido removido, então, por favor, deixe-me saber se isso acontecer. Se você puder enviar um arquivo de instantâneo antes do acidente, isso seria perfeito (meu endereço de e-mail está no site).
Mais uma vez, obrigado por jogar. Espero que pelo menos você ache o código fonte útil, e se alguém que fala português é estranho como "Mr. Biffo", então eu estou feliz em ajudá-los a criar uma tradução do jogo.
David W
Thanks for taking the time to read the review David. Next weekend will be back to the game, now with your tips (btw, already have found the fairy :)). Be back to you soon ;)
Eliminar