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domingo, 21 de julho de 2019
B1n4ry!
Nome: B1n4ry!
Editora: NA
Autor: 4z1m0v
Ano de lançamento: 2019
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Está mais que provado que um jogo não necessita de ser programado em código máquina, ou num qualquer motor tipo AGD, nem sequer ter gráficos esplendorosos ou uma melodia e efeitos sonoros fenomenais para cativar o interesse. Também um jogo simples, programado em Basic, pode constituir um bom desafio, apenas sendo preciso uma boa ideia e que o jogo esteja bem implementado.
Tudo o acima descrito define B1n4ry!, um puzzle com cabeça, tronco e membros, que consegue prender a nossa atenção, pelo menos até terminarmos os sete níveis que o constituem. Sim, não são muitos níveis, mas se tivermos em conta que o jogo foi criado em meia dúzia de dias (ou menos), para fazer parte de uma divertida competição em Basic, apenas pelo prazer de se poder mostrar aquilo que é possível fazer nessa linguagem de programação, então o resultado é excelente.
E qual a ideia por trás de B1n4ry!? Muito simples, apenas juntar dois amantes, um roxo e outro azul, no coração que se encontra no topo do ecrã. Parece fácil, mas isso está longe da realidade. Primeiro porque quando movimentamos um dos amantes, o outro movimenta-se, mas numa direcção inversa (quando o movimento é horizontal). Quer isso dizer que ao movermos o personagem da esquerda, ao mesmo tempo vamos movimentando também o da direita. Se um se move para a esquerda, o outro move-se necessariamente para a direita, a não ser que tenha uma parede à frente. Aliás, entalar o personagem que não queremos controlar numa parede é meio caminho andado para conseguir depois juntar os dois no topo.
Por outro lado, existem obstáculos, desde a aranha, fatal ao toque (e atenção que apenas temos uma vida), às teias de aranha que fazem perder tempo precioso. Pois, o tempo é o principal inimigo, já que é muito curto, e, se não conseguirmos juntar os dois amantes antes do relógio chegar a zero, o jogo termina.
Também já o referimos, a implementação é muito boa, com um grau de dificuldade ajustado, e com uma movimentação muito suave dos sprites, quase não parecendo que estamos perante um programa criado em Basic. Vê-se que 4z1m0v domina sem dúvida o Basic (coisa que já sabíamos), mas acima de tudo sabe criar um jogo.
Todos os jogos que vão entrar na competição estarão aqui disponíveis gratuitamente para serem descarregados.
Muchas gracias por la review! Estoy totalmente de acuerdo con ella, has pillado perfectamente el concepto de este juego y del propio concurso Bytemaniacos: demostrar la jugabilidad del basic puro de Zx Spectrum. Un abrazo!
ResponderEliminarMuchas gracias amigo, abrazo :)
EliminarEnhorabuena Azimov, me encantan los gráficos y es muy divertido mover a los 2 personajes, un reto muy adictivo! *AsteroideZX.
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