Páginas

Páginas aconselhadas

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Popeye

 

Nome: Popeye
Editora: NA
Autor: McFly
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Temos ideia de McFly estar mais virado para disponibilizar a sua "arte" para outros programadores, mas desta vez resolveu criar o seu próprio jogo, entrando na competição BASIC 2022, que para já, e ainda muito longe do seu final, tem três jogos a concurso. E nada melhor do que pegar num dos clássicos da Game & Watch, Popeye, jogo que fez as delícias da criançada no início dos anos 80 (lembramo-nos bem deste jogo, embora, confessamos, não fosse um dos nossos favoritos).

A história é muito simples, tal como o jogo que tem um único ecrã, como se esperaria. Popeye deseja passar um dia no barco com a sua namorada, Olivia Palito. Mas antes de partirem para o ninho do amor, tem que se assegurar que há álcool suficiente. Consta que Olivia fica louca com shots de absinto com abacaxi. Além disso, Popeye já não caminha para novo, pelo que necessita de Via..., isto é, latas de espinafres para, segundo ele, dar-lhe uma pinocada da cabeça aos pés. Com história tão bem humorada até se perdoa o conteúdo um pouco sexista. Mas o problema é que o seu arqui-inimigo Brutus está à espreita, e só não dá uma marretada na tola de Popeye se não puder.

O jogo recria de forma muito fiel o original. Há que ser muito rápido a apanhar os objectos, pois de cada vez que um vai à água, perde-se uma vida. Além disso, quando Popeye está na parte central do barco, Brutus detecta o cheiro das axilas de Popeye (quem diria? Já sabemos algo de novo deste herói), e tenta dar-lhe um murro. Pudera, ninguém aguenta com cheiro a sovaco... Se por acaso uma garrafa estiver a cair quando Brutus tem o braço pronto para dar a marretada, existe um truque que permite safar a situação. Para isso há que ser muito rápido e... Ler as instruções... 

O principal problema de Popeye estará, provavelmente, relacionado com a linguagem com que foi programado: Basic. Assim, a resposta aos comandos é demasiado lenta, o que num jogo que exige reacções muito rápidas, é uma fragilidade. Fica assim a perder relativamente a outros jogos do género, como ZX Parachute, por exemplo, que consegue ter movimentos muito suaves, permitindo uma excelente jogabilidade. Presumimos que dadas as limitações da linguagem, não fosse possível conseguir agilizar a resposta / reacção de Popeye aos comandos, caso esta fosse melhor, seguramente que Popeye teria mais força para a estocada, mesmo sem via... Espinafres...

2 comentários:

  1. El Chispe16/8/24 18:55

    Tal como está, a jogabilidade é demasiado afectada pela lentidão, como refere a análise acima. Mas colocando o emulador a 7Mhz, o que acabei de experimentar, fica MUITO melhor (ou 14Mhz para quem gostar de um passo mais frenético).

    Eu diria que bastava pegar no código Basic (que está disponível!) e compilar em Boriel, e sem ser preciso mais nada já ficávamos automaticamente com um jogo muito melhorado e digno de uma pontuação um pouco maior. Lembrar o caso de Dandy Cowboy, por exemplo.

    Nunca mexi nisso, mas se alguém que já conheça os programas quiser tentar e partilhar o .tap da versão compilada com a comunidade, seria porreiro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que já estava compilado. Mas há muito tempo que não lhe pego

      Eliminar