Nome: Oh Mummy
Editora: Fitosoft
Autor: Fito, Siyei
Ano de lançamento: 2021
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
memória: 48 K
Número de jogadores: 1
A dupla Fito e Siyei tem-se especializado no desenvolvimento de remakes de jogos que foram muito populares para o Spectrum na primeira metade dos anos 80. Desta vez, a sorte calhou a Oh Mummy, jogo lançado pela Gem Software em 1984. O jogo apareceu originalmente no Amstrad CPC e consta, por quem experimentou as duas versões, que a versão para o Amstrad é melhor. Foi precisamente nessa que Fito e Siyei pegaram, acentuando as diferenças entre o remake, e a versão original para o Spectrum, nomeadamente ao nível gráfico.
A história deverá ser bem conhecida de quase todos, no entanto fica aqui uma pequena síntese. Assim, a acção é passada numa pirâmide faraónica. Apesar de estar repleta de tesouros, também estão devidamente guardados por sentinelas. É aqui que nós entramos. Fomos enviados ao Egipto pelo Museu Britânico para explorar umas pirâmides recentemente descobertas. O nosso grupo é composto por cinco membros e temos como objectivo, entrar nos cinco níveis de cada pirâmide, recuperar as cinco múmias reais e todos os tesouros que pudermos. Só após se encontrar o sarcófago e a chave, a saída é desbloqueada e podemos passar para o nível seguinte.
A mecânica não é muito diferente de Pac-Man, no entanto, ao invés de comermos os pontos, vamos deixando pegadas por onde vamos passando, sempre tentando não sermos apanhados pelas sentinelas. Quando rodeamos completamente uma câmara, esta fica visível, revelando o seu interior, que pode estar vazio, ter um tesouro, um sarcófago, uma chave, um pergaminho, ou um inimigo.
Quando terminamos um nível e passamos para o seguinte, as sentinelas activas no nível anterior passam para este novo nível. Além disso, em cada novo nível, é acrescentada uma sentinela, tornando a tarefa mais difícil. No entanto, se encontrarmos o pergaminho, temos possibilidade de eliminar uma das sentinelas (é sempre conveniente fazê-lo, por forma a diminuir o número de sentinelas que nos acompanham no nível seguinte). O pior é que numa das câmaras ocultas também se encontra um inimigo, e se o acordamos, temos mais uma sentinela a ter em conta.
Comparativamente à versão de 1984 do Spectrum, este remake é muito melhor. Graficamente é mais atractivo, o nível de dificuldade está bastante equilibrado, conferindo uma excelente jogabilidade. O único defeito que encontramos é a velocidade ir diminuindo à medida que vão sendo surgindo mais sentinelas. Mas isso não é de admirar, uma vez que o jogo foi programado em Boriel Basic. De resto, é diversão garantida para muitas e muitas horas em família, numa competição pelos pontos, já que o desafio não tem fim...
El creador es muy majo,a ver si puede mejorar un poco la velocidad,si no puede,pues nada otro buen juego para spectrum
ResponderEliminarSim, mesmo que não exista um update, o jogo já é muito divertido. Simples, mas cativante... :)
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