Páginas

Páginas aconselhadas

sábado, 2 de setembro de 2023

Poker (1984)

Hoje vamos falar do jogo de Poker que teve mais sucesso em Portugal. Podem ver aqui como era o jogo.

Este jogo foi tão popular que em 1984 estava presente em praticamente todas as casas de jogos Arcade e muitos cafés. De vez em quando o jogador ganhava, dando a ilusão de que poderíamos ficar ricos bastando premir uma tecla... E então, isso tornou-se um problema - especialmente entre os adolescentes. Por isso, o governo teve que proibir o jogo fora de locais não autorizados para evitar que os menos ajuizados perdessem todo o dinheiro que tinham.

Há muitos jogos de Poker para o ZX Spectrum. Mas Portugal tem o maior número de clones deste jogo arcade. Eis a lista dos mais conhecidos clones portugueses:

  •      Poker (1984) [J. P. Fragoso, Astor]
  •      Spectrum Poker (1984) [Mário Cabral]
  •      Poker (1984) [Zé Oliveira, Zarsoft]
  •      Poker - Good Luck (1985) [António Mateus]
  •      Poker (2023) [Zé Oliveira, Zarsoft]

Em 1984, O Zé Oliveira viu um amigo que andava no liceu a gastar demasiado dinheiro neste jogo e decidiu programar uma versão para o ZX Spectrum nas férias de Natal. Infelizmente, o Zé Oliveira já andava demasiado ocupado na Universidade e apenas teve tempo para fazer uma versão sem loading screen e sem ilustrações nas cartas dama, valete e rei. Só em 2023 é que o Zé Oliveira colocou as ilustrações e compilou o jogo.

Uma reacção inesperada dos amigos foi começarem a pedir ao Zé Oliveira para ele aceitar o dinheiro deles na expectativa do Zé Oliveira depois lhes pagar os prémios do jogo. Mas o Zé Oliveira nunca cedeu à tentação...

Cliquem aqui para jogar online a versão de 1984.

Cliquem aqui para fazer download da versão de 1984.

E no que toca a jogos de cartas, não se esqueçam que o concurso "Ganhe Prémios Jogando Videojogos" ainda está aberto. Não percam a possibilidade de ganhar alguns prémios alusivos ao ZX Spectrum. Para isso apenas têm que vir aqui jogar ou descarregar o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário