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quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Nova versão de Seraphima para breve


Não temos qualquer dúvida. Seraphima será um dos grandes candidatos a vencer o GOTY 2023, se não mesmo O candidato. E merecidamente, pois o jogo é magnífico, como poderão constatar na análise aprofundada que fizemos em Maio deste ano (ver aqui). Não iremos assim maçar-vos com uma nova review, apenas iremos assinalar aquilo que de novo vão encontrar nesta nova versão de Seraphima.

Assim, para começar, o jogo foi traduzido para a nossa língua. Não que fosse difícil entender os diálogos, mas será agora mais fácil para quem não domina o Inglês, perceber os bonitos poemas que foram incluídos no jogo e que nos dão dicas importantes na direcção ou estratégia a seguir, ou na resolução de alguns dos quebra-cabeças.

Alguns dos bugs que faziam parte da versão original e que não houve tempo de serem corrigidos, uma vez que Seraphima fazia parte da competição Yandex Retro Games Battle e havia um prazo limite para entrega dos trabalhos, foram agora resolvidos, tornando o jogo mais fluído e evitando até alguma batota (bem nos recordamos de ter ultrapassado um monstro sem ter uma das habilidades que era necessário para o vencer).

Mas o mapa de Seraphima é agora maior, muito maior, aumentando os motivos de interesse desta aventura, mesmo para quem o terminou antes, como foi o nosso caso. Basta dizer que este mundo mágico por onde nos movemos é agora uma vez e meia maior que o original. Algumas localizações e ligações mudaram substancialmente, pelo que não vale a pena olharem para o mapa antigo. 

E por falar em mapa, temos possibilidade de recolher um que nos permite estarmos minimamente orientado neste enorme mundo.



Podem depois contar com novos diálogos, objectos, eventos, e até charadas. O próprio número de chaves e de portas fechadas triplicou, assim como o número de moedas a recolher. Como a Zosya consegui fazer esta magia em apenas 128K, desconhecemos. Mas também já deixámos de nos surpreender com todos os milagres que a Natasha Zotova e a sua equipa têm vindo a realizar nos últimos anos. 

E já agora, porque não dificultar ainda um pouco mais o jogo? É verdade que o original, apesar de enorme, e de implicar a resolução de charadas e quebra-cabeças, com um pouco de destreza (e muita exploração) conseguia-se terminar. As "bandeiras" conferiam uma vantagem grande, evitando ter que se começar o jogo do início, que seria sempre um processo fastidioso. Pois, mas agora vão ter que enfrentar novos inimigos, alguns bem complicados de serem eliminados, ainda mais quando surgem de ambos os lados, bem como antigos com novos "truques". Além disso, haverá agora um novo "boss" para derrotar.


O jogo tem agora também três diferentes finais (o original tinha dois), além da inclusão de algumas estatísticas para se avaliar o sucesso da empreitada, mas apenas para os felizardos que conseguirem chegar ao final. Assim, se metade do jogo já era conhecido, sendo aquele que constava da versão que entrou na competiçção Yandex, a outra metade é totalmente nova.

E "last, but not least", podem agora contar com efeitos de voz sintetizada, inclusive em Português. Digam lá que não é motivo para voltarmos a jogar Seraphima?

Tomem então atenção a Planeta Sinclair, pois iremos informar-vos assim que esta nova versão esteja disponível para descarga. Vamos agora torcer para que a conjuntura internacional normalize, para que o serviço de entregas da Zosya se volte a fazer e se possa adquirir os jogos no Ocidente.

2 comentários:

  1. Não nos param de surpreender!
    É de facto impressionante o trabalho que têm feito, ficamos sem saber qual o limite do 128K
    :)

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    1. yep, aumentar 50% o jogo é uma coisa espantosa

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